Entrevista com José Barata-Moura O material, o dialético, a ideia e a educação em Marx

  • Avelino da Rosa Oliveira Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Antonio Francisco Lopes Dias Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Univ. Federal de Pelotas (UFPel).

Resumo

Esta entrevista com o filósofo português José Barata-Moura tem como tema algumas das questões centrais do pensamento de Karl Marx. As perguntas e respostas concentram-se, principalmente, sobre os conceitos de “material”, “dialética”, “ideias” e “educação”. Num clima de conversa coloquial, revelam-se as posições críticas do filósofo português sobre o que são esses conceitos e como, com base no pensamento de Marx, devem ser compreendidas as relações e implicações entre eles. A entrevista cumpre o objetivo de dar a palavra a um dos principais leitores e intérpretes do pensamento marxiano na atualidade.
Palavras-chave: Marx. Material. Dialética. Ideias. Educação.

Biografia do Autor

Avelino da Rosa Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1986), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, karl marx, exclusão, max horkheimer e liberdade.
Antonio Francisco Lopes Dias, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Univ. Federal de Pelotas (UFPel).
Doutor em Educação: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel - 2016). Doutorado Sandwich pela Universidade de Lisboa (2014). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2009). Especialista em Teoria do Conhecimento, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2004). Graduado em Filosofia, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 1999). Atualmente, estou Professor na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em regime DE. Sou componente do Banco de Consultores para Acompanhamento e Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES). Sou Membro da Comissão Científica da Coleção Reflexões (UVA-CE). Fui Diretor do Sindicato dos Professores da UESPI (ADCESPI - 2011-2013). Fui Coordenador Adjunto e, depois, Coordenador Geral de Educação a Distância UAB/CAPES/UESPI. Fui Professor do Instituto de Educação Antonino Freire (ISEAF). Sou membro do GT Ética e Cidadania, da ANPOF. Tenho interesse pelas seguintes áreas/assuntos: Filosofia dialética sociopolítica de Karl Marx; o Material e o dialético em Marx; Marx e a Educação; Estado, sociedade e cidadania; lógica do Capital e Capital como lógica social; Emancipação e democracia.
Publicado
2018-03-05
Como Citar
OLIVEIRA, A.; DIAS, A. F. Entrevista com José Barata-Moura O material, o dialético, a ideia e a educação em Marx. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 22, p. 231- 250, 5 mar. 2018.