O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Condições para submissão

 A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor”.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, bem como URLs para as referências foram informadas
  • O texto está em espaço simples (1,15); usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cegaforam seguidas. (Não incluir nomes ds autores no texto)
  • O texto está inserido no template disponível para download, seguindo toda a formatação e norma estabelecida pela Revista. OBRIGATÓRIO USAR O TEMPLATE

Certificar-se de que foi realizado o registro do ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. O REGISTRO ORCID É OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS AUTORES.

 

1. Sobre a submissão

1.1. Registro do recebimento do trabalho via sistema de submissão online.  A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema.

1.2. A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

1.3. Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc ou .docx) unicamente, não sendo recepcionados manuscritos convertidos para o PDF

1.4. É obrigatória a utilização do template como base de estruturação do trabalho. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação.

1.5. O texto submetido à revista não deve conter identificação de autoria. Os dados do(s) autor (es) só devem ser preenchidos no ato do cadastramento no sistema.

1.6. Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimentos das Normas da Revista . O texto submetido é avaliado por membros do Conselho Editorial.

1.7. Encaminhamento para avaliação dos pareceristas. O texto submetido é avaliado por pareceristas ad hoc. Quando sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores.

1.8. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Revista Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional.

 

2. Cadastro de Autor

2.1. O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela Revista. O texto deve conter no máximo 3 autores no manuscrito, sendo que um dos 3 deve obrigatoriamente possuir o título de doutor(a).

2.2. O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela Revista. Mencionar a última formação acadêmica e função empregatícia. (Não preencher com a biografia do CV Lattes).

 

3. Instruções no preenchimento da Submissão

3.1. Formato do texto: O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15, de no mínimo 12 páginas e no máximo 20, incluindo-se as notas e referências. O texto que exceder o número de páginas definido para a seção será devolvido para adequação.

3.2. Título: O título do trabalho deve estar na língua original, acompanhado de sua tradução (inglês). Deve ser redigido em fonte Times, 14pts, negrito, centralizado, letras maiúsculas.

3.3. Resumo: Os trabalhos devem ser acompanhados de resumo na língua original, com no máximo, 250 palavras, bem como de sua tradução para o inglês.

3.4. O Resumo deve ser escrito em fonte Times New Roman,  10 pts, justificado, espaçamento simples. 

3.5. No corpo do resumo não deverá conter citações.

3.6. Palavras-chave: Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original. Devem ser escritas em fonte Times New Roman, 10 pts, alinhamento justificado, espaçamento simples, separadas por ponto. Padronizar utilizando obrigatoriamente o Thesaurus da área de Educação BRASED para a língua portuguesa e Thesaurus da UNESCO para língua estrangeira. 

3.7. Citações: As citações devem seguir as orientações da NBR 10520/2002.

3.8. Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas quando for estritamente necessário, numeradas e inseridas como "notas de rodapé".

3.9. Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).
Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition). Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

 

4. Instruções para elaboração de referências

4.1. Todos os documentos citados devem ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a NBR-6023/2018. 

4.2. Nas referências, deve-se utilizar o título em negrito e não sublinhado. (NBR-6023/2018).

 

Os manuscritos fora desse formato serão devolvidos, ou até mesmo rejeitados na pré-avaliação.

 

5. Inclusão do ORCID e Lattes

5.1. Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Revista tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.

5.2. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).

5.3. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores. Aos metadados que não possuírem o registro do ORCID não daremos prosseguimento ao processo de avaliação.

5.4. Incluir o número do registro Lattes no campo identificado como URL no ato da submissão.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.