Experiência e vida danificada: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno

  • Franciele Bete Petry Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Jaison José Bassani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resumo

Entre os temas que foram comuns a Walter Benjamin e Theodor W. Adorno no diagnóstico do espírito do tempo em que viveram, ganha destaque o conceito de experiência e suas implicações. Mais especificamente, a experiência no quadro de seu declínio que é também o do decaimento da narrativa. Sintoma da modernidade e de uma dialética do esclarecimento, esse movimento é exemplarmente interpretado por Benjamin nos marcos das mudanças qualitativas do contemporâneo, e é retomado por Adorno em sua crítica radical à danificação do sujeito. O presente texto comenta a presença do conceito de experiência em ambos autores, demarcando sua passagem de categoria analítica do moderno em Benjamin para conceito crítico, em seu reverso, na obra de Adorno, em especial em Minima Moralia. Com isso, procura contextualizar aspectos da formação no contexto do declínio da subjetividade e das contradições do tédio, do tempo livre e da compaixão.


Palavras-chave: Experiência. Formação. Dialética do Esclarecimento. Theodor W. Adorno. Walter Benjamin.

Biografia do Autor

Franciele Bete Petry, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com doutorado sanduíche CAPES-DAAD pela Johann Wolfgang Goethe Universität em Frankfurt am Main, Alemanha, e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Realizou Estágio Pós-Doutoral entre 2015 e 2016 na University College Dublin, Irlanda. É professora Adjunta do Departamento de Filosofia e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.
Jaison José Bassani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Licenciado em Educação Física (2003) e Doutor em Educação (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), onde atua, principalmente, em atividades de pesquisa, extensão e orientação. É professor (Adjunto IV) do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde abril de 2014 é coordenador do subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSC. Atualmente é Presidente da Câmara de Pesquisa do Depto. de Educação Física e Coordenador de Pesquisa do Centro de Desportos da UFSC. Também é editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e dos Cadernos de Formação RBCE (Qualis Educação Física/Educação), publicações do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Ainda no âmbito da gestão da pesquisa, destaca-se a atuação como membro de conselho editorial e parecerista ad hoc de vários periódicos das áreas de Educação e Educação Física no Brasil. Mantém relações acadêmicas com grupos de pesquisa e instituições no Brasil, na Espanha, na Argentina e no Uruguai, por meio de projetos de pesquisa, orientações e programas de intercâmbio acadêmico apoiados pelo CNPq, CAPES-UdelaR, UFSC, Santander Universidades (Programa de Bolsas Ibero-americanas), Ministério da Educação da República Argentina, Grupo Montevidéu de Universidades Sul-americanas (AUGM), Universidad Nacional de La Plata (Argentina), CSIC - Comisión Sectorial De Investigación Científica (Uruguai) e Universidad de La Republica (Uruguai). Tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase em Fundamentos da Educação e da Educação Física (Filosofia e Sociologia), atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, contemporaneidade e Educação; Teoria Crítica da Sociedade e Educação; Corpo, Cultura e Sociedade; Esporte e Sociedade; Corporalidade e processos de escolarização; Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física; Infância e Educação Física; Metodologias de Ensino e Formação de Professoresde Educação Física. No âmbito da extensão, atua principalmente com formação continuada de professores, especialmente de Educação Física, que atuam nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Educação Básica.
Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Alexandre Fernandez Vaz é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1995) e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha, onde estudou, entre outros, com Detlev Claussen, Andreas Trebels, Oskar Negt e Regina Becker-Schmidt. Frequentou ainda os cursos de Psicologia (UFSC, IMES) e de Sociologia, Filosofia e Psicologia Social (Universidade de Hannover). Na UFSC desde 1998, foi Coordenador Geral de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação e membro da Câmara de Pesquisa da instituição. É professor permanente dos programas de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (Doutorado), e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea. Foi Pesquisador Visitante (Gastwissenschaftler) na Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, no Instituto de Sociologia (Área de Trabalho: Teoria Sociológica) e desenvolveu pesquisa pós-doutoral nos Arquivos da Academia das Artes de Berlim. Desde 2006 vem atuando como Professor Visitante na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, na Universidad de Antioquia, na Colômbia, e na Universidad de La República e na ACJ, Uruguai. Tem colaborado com instituições de pesquisa como o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Fyundação Humboldt, CSIC (Comisión Sectorial de Investigación Científica Uruguay) e Secretaria de Ciencia y Tecnica (UNLP Argentina), além de CNPq, CAPES, FAPESP e outras fundações estaduais de pesquisa. É editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Qualis A2 Educação) dos Cadernos de Formação RBCE (Qualis B5 Educação) e da Contemporânea: uma quase revista, publicação destinada ao debate crítico sobre cultura e sociedade. Foi editor-adjunto da Extensio: revista de extensão da UFSC. Compôs a comissão de avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação interdisciplinares (Câmara 2, Humanidades), na CAPES (2017). Atua eventualmente como tradutor do Alemão, do Espanhol e do Inglês ao Português. Suas principais publicações se referem à Teoria Social Contemporânea, Estética, Sociologia da Cultura e do Esporte e Processos de Escolarização, com ênfase nas experiências corporais.

Referências

ADORNO, T. W. Minima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. 2. ed.Tradução de Luiz Eduardo Bicca. São Paulo: Ática, 1993..

ADORNO, Theodor W. Teoria da semicultura. Tradução de Newton Ramos de Oliveira, Bruno Pucci, Cláudia B. Moura Abreu. Educação e sociedade, Campinas, n. 56, out./dez. 1996.

ADORNO, T. W. Tempo livre. In: ADORNO, T. W. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 70-82.

ADORNO, T. W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO, T. W. Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. SãoPaulo: Duas cidades; Editora 34, 2003.

ADORNO, T. W., HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BASSANI, J. J. Corpo, educação e reificação: Theodor W. Adorno e a crítica da cultura e da técnica. Florianópolis, 2008. 234 f. Tese (Doutorado) - UniversidadeFederal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação. Programa de
Pós-graduação em Educação. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2008.

BASSANI, J. J.; VAZ, A. F. Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor W. Adorno. Educação & Sociedade, v.29, p. 99-118, 2008.

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: ROUANET, S. P. Obras escolhidas I. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985a.

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ROUANET, S. P..BENJAMIN, W. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985b. (Tradução de Sergio Paulo Rouanet).

______. Sobre alguns temas em Baudelaire. In. Obras escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Tradução de José Carlos Martins Barbosa).

GAGNEBIN, J-M. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 10. (Prefácio).

MARX, K. O Capital: o processo de produção do capital. 2.ed. São Paulo: Nova cultural, 1985, v.1, t. 2.

PETRY, F. B. Indústria cultural, subjetividade e formação danificadas na Dialética do Esclarecimento e nas Minima Moralia. Florianópolis, 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de
Ciências de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Disponível
em: . Acesso em: 14 dez.2007.

ROUANET, S. P. Édipo e o anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1990.

SCHOPENHAUER. A. O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003. (Tradução de M. F. Sá Correia).

TIBURI, M. Cinzas. In: TIBURI, M; KEIL, I. (Ed.) O corpo torturado. Porto Alegre: Escritos Editora, 2004.

VAZ, A. F. Memória e progresso: sobre a presença do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: SOARES, C. L. (Org.). Corpo e história. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2011, p. 43-60.
Publicado
2018-03-05
Como Citar
PETRY, F.; BASSANI, J.; VAZ, A. Experiência e vida danificada: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 22, p. 109- 130, 5 mar. 2018.