Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB: 10 anos de compromisso com a escola pública e a formação das educadoras e educadores do campo
Resumo
Este artigo reflete sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO), que oferece o Mestrado Profissional em Educação do campo no Centro de Formação de Professores da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), o único que possui sua área de concentração na Educação do Campo, e que no ano de 2023 completou 10 anos de existência, desenvolvendo ações formativas e de investigação alinhadas com a formação de professoras/es das redes públicas de ensino, de gestores públicos e lideranças dos movimentos e organizações sociais do campo, referenciados com as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo e a Política Nacional de Educação na Reforma Agrária. Orientados pelo levantamento bibliográfico e documental, analisamos suas contribuições com a defesa da escola pública e as políticas de formação de educadoras/es, questões prioritárias para o Movimento da Educação do Campo enquanto agenda de luta e mobilização em seus 25 anos de existência.
Copyright (c) 2024 Mônica Castagna Molina, Salomão Antônio Mufarrej Hage
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.