Formação de professores(as) e organização do trabalho pedagógico nas Escolas do Campo: problematizações a partir de uma linha de pesquisa do PPGEDUCAMPO/UFRB
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição da produção acadêmico-científica da Linha 1 do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que utilizou fontes primárias a partir do levantamento dos produtos finais elaborados pelos(as) egressos(as) da supracitada Linha de Pesquisa. Para tanto, realizou-se uma discussão teórica acerca das seguintes categorias: Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação do Campo. Conforme as análises das produções acadêmicos-científicas, identificou-se que os 56 produtos se encontram distribuídos nos nove grupos temáticos que compõem a referida linha de pesquisa, a saber: Escola do Campo; Processos de alfabetização; Escolarização e profissionalização no/do campo; Formação de professores(as); Diversidade Étnico-Racial nas Escolas do Campo; Acesso e permanência da Juventude Campesina à Universidade; Gestão de Projetos Institucionais e Financiamento da Educação, Organização Política e Trabalho Docente. Nesse sentido, os trabalhos analisados configuram investigações acadêmicas capazes de promover outras formas de implementação do trabalho docente nas escolas do campo alinhadas ao projeto educativo da Educação do Campo. Além disso, o estudo possibilitou identificar as contribuições das produções acadêmicos-científicas para o fortalecimento das organizações populares e movimentos sociais do campo, bem como das ações pedagógicas nas diversas redes de educação pública na Bahia, no Nordeste e no Brasil.
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