Notas sobre arte e sensibilidade na experiência do estágio de docência na graduação

  • Leonardo Longen Neves Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Julice Dias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Adilson De Angelo Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo é fruto de reflexões organizadas em notas, resultantes do processo de estágio docência no curso de Pedagogia de uma universidade pública de SC. Tendo participado de duas disciplinas que tinham como categorias centrais arte, estética, jogos e brincadeiras, pude perceber alguns pontos específicos sobre a temática a partir da interação e dos instrumentos de avaliação utilizados. Tais pontos foram: as diferentes perspectivas em cada etapa educacional (Educação Infantil e Ensino Fundamental); a importância da ampliação de repertório cultural dos estudantes e as relações entre ética e estética.

Biografia do Autor

Leonardo Longen Neves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela UDESC – Universidade Estadual de Santa Catarina. Bolsista pelo programa UNIEDU/FUMDES Pós-graduação. E-mail: leonardo.longen@gmail.com

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e pesquisadora pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: julice.dias@hotmail.com

Adilson De Angelo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Dr. em Ciências da Educação. Professor pelo Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC. Email: adilsondeangelo@gmail.com

Publicado
2022-08-30
Como Citar
NEVES, L.; DIAS, J.; ANGELO, A. Notas sobre arte e sensibilidade na experiência do estágio de docência na graduação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 46, p. 53-72, 30 ago. 2022.