Turismo ecopedagógico e sua relação com a Educação Ambiental e o desenvolvimento sustentável: um ensaio teórico
Resumo
O turismo tem passado por constantes transformações, onde novas configurações e modalidades tem ofertado espaço para a sistematização de novos saberes e valores. Neste sentido, as práticas turísticas se abrem para que diferentes grupos participem dos processos educativos, articulando culturas, experiências e diferentes percepções de mundo. Desta forma, o presente artigo tem por objetivo realizar uma discussão acerca do turismo ecopedagógico como ferramenta para Educação Ambiental e de avanço rumo ao desenvolvimento sustentável. Trata-se de um ensaio teórico, de caráter exploratório, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental. O artigo mostra que o turismo ecopedagógico é uma ferramenta de base, servindo como articuladora das práticas ambientais e para a reorientação de olhares, principalmente sobre as formas de atuação, vivência e tratamento destinados ao meio ambiente e aos nossos pares. Indica, ainda, que esta modalidade de turismo possibilita reflexões sobre a necessidade de repensar as ações ambientais, no momento das atividades turísticas e depois delas - ao longo da vida cotidiana. Esperamos contribuir para a discussão, a partir de uma visão mais ampla de turismo, capaz de abranger toda a sociedade, considerando os caminhos que já foram trilhados, as ações atuais e como poder-se-á mudar o futuro, em uma escala simultaneamente local e global. A reflexão sobre como o turismo ecopedagógico pode servir de instrumento à Educação Ambiental é fundamental para o desempenho de práticas significativas tanto aos participantes quanto ao planeta e, consequentemente ao desenvolvimento sustentável.
Copyright (c) 2021 Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Rosislene de Fátima Fontana, Irene Carniatto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.