As concepções de Educação Ambiental e pressupostos axiológicos na formação inicial docente

Resumo

As políticas ambientais tem assegurado ao longo dos anos a promoção da Educação Ambiental nos espaços formais de educação, baseados nas orientações e princípios que se estabeleceram ao longo de seu processo histórico. Esta pesquisa buscou investigar a concepção e a formação de acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, quanto Educação Ambiental articulados com a axiologia. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e o instrumento de análise foi um questionário semiestruturado. Os resultados destacaram a concepção conservacionista entre os acadêmicos. Constatamos, ainda, que os participantes da pesquisa tiveram contato com a EA durante sua formação e consideram a possibilidade de elencar valores às temáticas socioambientais.

Publicado
2021-12-17
Como Citar
BORGES-PACANHELA, F.; MOREIRA, A. L. As concepções de Educação Ambiental e pressupostos axiológicos na formação inicial docente. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 16, n. 44, p. 174-192, 17 dez. 2021.