Ressignificando a prática pedagógica e concepções docentes acerca do diálogo entre saberes para o ensino de Ciências
Resumo
Este estudo, de abordagem qualitativa, foca na concepção e na prática pedagógica do professor de ciências em uma escola pública no estado de Pernambuco (Nordeste do Brasil) sob a ótica dos pressupostos teóricos e metodológicos da etnobiologia. A pesquisa objetivou analisar, por meio de observações em sala de aula, se a prática pedagógica do professor contempla o diálogo entre saberes no ensino de ciências e; comparar as concepções do docente acerca de alguns conceitos, como: “Diálogo entre Saberes”, “Conhecimento Prévio” e “Etnobiologia”, através de entrevistas semiestruturadas, antes e após um trabalho colaborativo. A investigação revelou que o ensino do professor se encontrava moldado na perspectiva de uma metodologia tradicional. Contudo, foi possível perceber a ressignificação das concepções do educador, o qual possuía um conhecimento fragmentado acerca dos conceitos trabalhados durante o estudo. Assim, destacamos a necessidade do desenvolvimento de trabalhos como este, com objetivo de gerar nos professores a oportunidade de refletir sobre as suas práticas, promovendo uma educação que valorize e respeite os saberes dos educandos enquanto sujeitos sociais, históricos e transformadores de sua própria realidade.
Copyright (c) 2021 Gessikelli Silva Barbosa, Joaklebio Alves da Silva, Marcelo Alves Ramos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.