Educação do campo: o que pensam as educadoras de uma escola do campo no interior do Amazonas?

  • Rose Belite Cardozo Aguiar Universidade federal do amazonas
  • Fabiana Soares Fernandes Leal Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação Agricultura e Ambiente
  • Zilda Gláucia Elias Franco Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação Agricultura e Ambiente

Resumo

Esse estudo faz parte da dissertação de mestrado da primeira autora, intitulado “A formação dos educadores do campo no município de Humaitá- AM”, cujo o objeto de pesquisa foi a formação dos educadores do campo. O objetivo deste artigo é apresentar qual é o olhar/conceito que as educadoras que atuam em uma das escolas do campo do município de Humaitá-AM têm acerca da educação do campo. A metodologia partiu de um levantamento bibliográfico sobre a temática da educação do campo, seguida por entrevistas semiestruturadas com quatro (04) educadoras de uma escola localizada em espaços rurais. Neste estudo, as discussões e reflexões obtidas através das falas das entrevistadas, nos permitiu avaliar que elas têm o conhecimento sobre o que seja a educação do campo e que ainda existem muitos desafios e possibilidades para implementação das políticas educacionais nas escolas que estão presentes em contexto rurais, para que elas sejam de fato escolas do campo.

Publicado
2020-12-03
Como Citar
CARDOZO AGUIAR, R.; SOARES FERNANDES LEAL, F.; ELIAS FRANCO, Z. Educação do campo: o que pensam as educadoras de uma escola do campo no interior do Amazonas?. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 15, n. 41, p. 63-81, 3 dez. 2020.