Concepção Dos Alunos E Professores Da Rede Pública Paranaense Sobre Programas Ambientais Nas Escolas

  • Jessie Willian Braine Faculdade Internacional de Curitiba.
  • Marília Andrade Torales Universidade Federal do Paraná.
  • Edilvania Fonseca Faculdade Internacional de Curitiba.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre questões relacionadas ao campo da Educação Ambiental no contexto escolar. O objetivo do trabalho é identificar a concepção dos alunos e professores da rede pública de ensino do Paraná no que se refere ao desenvolvimento de projetos ambientais propostos e realizados pelas escolas. Para obtenção dos dados necessários ao alcance dos objetivos, foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas que permitiram aos participantes manifestar suas opiniões sobre os projetos de Educação Ambiental que conheciam ou haviam participado na escola. De acordo com as características do objeto de estudo, a análise dos dados utilizou técnicas qualitativas e quantitativas, favorecendo a descrição dos resultados e enriquecendo as considerações sobre eles.

Biografia do Autor

Jessie Willian Braine, Faculdade Internacional de Curitiba.
Faculdade Internacional de Curitiba.
Marília Andrade Torales, Universidade Federal do Paraná.
Universidade Federal do Paraná.
Edilvania Fonseca, Faculdade Internacional de Curitiba.

Faculdade Internacional de
Curitiba.

Referências

AB’SABER, A. N. Zoneamento ecológico e econômico da Amazônia: questão de escala e método. Revista Estudos Avançados. v. 5, p. 4 – 20, 1989.
ASSUNÇÃO, L. W. A educação ambiental como um processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta de lixo na escola estadual Joaquim Saraiva. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 1995.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental.
Brasília, 128p. 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais.
Brasília: MEC/SEF, 436p. 1998.
ProNEA. Programa Nacional de Educação Ambiental. Ministério do Meio
Ambiente e Ministério da Educação, 32p. 2003.
SEARA FILHO, G. O que é Educação Ambiental. In: CASTELLANO, E. G. et
al. (Eds.). Desenvolvimento sustentado: desenvolvimento e estratégias. São Carlos: EESC-USP, 2000.
SILVEIRA, A. Programas de Educação Ambiental na Escola Pública: Instrumento para o conhecimento do Meio Ambiente. Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente, Londrina, p.1-14, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,
2002.
ZAKRZEVSKI, S. B. A Educação ambiental na escola: abordagens conceituais. Erechim/RS: Edifapes, 2003.
Como Citar
BRAINE, J.; TORALES, M.; FONSECA, E. Concepção Dos Alunos E Professores Da Rede Pública Paranaense Sobre Programas Ambientais Nas Escolas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 163-175, 11.