Da UNESCO para a educação...

  • Ana Lucia Ferreira da Silva Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999). É professora assistente, atuando no curso de Pedagogia, Área de Políticas e Gestão da Educação, na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, tendo trabalhado com crianças e adolescentes em situação de risco, em projeto socioeducativo no município de Londrina e também como coordenadora pedagógica em uma associação sem fins lucrativos. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/SP).

Resumo

A discussão sobre a temática educação não pode ser
realizada desconsiderando os elementos que fazem parte do
cenário sócio-político-econômico. Os anos de 1990 caracterizam-se pela implementação de uma política de cunho neoliberal, a qual provocou, neste período4, mudanças em relação ao Estado. Para Viriato (2004), seu papel de regulador da economia e de condutor das demandas sociais vai sendo posto em xeque, em especial pelo acelerado processo de globalização da economia. Outra discussão
importante, nessa década, refere-se às críticas de que o Estado não estaria dando conta de suas funções; de que seria ineficiente, de que não funcionaria devido à sua estrutura sobrecarregada, necessitando, por isso, cortar seus gastos, bem como os investimentos em políticas
públicas de cunho social. Desencadeou-se um processo no qual as ideias de descentralização e flexibilização das instituições estatais ganharam espaço. Com isso, intensificaram-se modificações nas
relações entre o Estado e a sociedade civil, legitimando e ampliando a atuação desta última, que se tornou cada vez mais presente em funções anteriormente delegadas exclusiva ou predominantemente ao Estado.

Biografia do Autor

Ana Lucia Ferreira da Silva, Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999). É professora assistente, atuando no curso de Pedagogia, Área de Políticas e Gestão da Educação, na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, tendo trabalhado com crianças e adolescentes em situação de risco, em projeto socioeducativo no município de Londrina e também como coordenadora pedagógica em uma associação sem fins lucrativos. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/SP).
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999). É professora assistente, atuando no curso de Pedagogia, Área de Políticas e Gestão da Educação, na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, tendo trabalhado com crianças e adolescentes em situação de risco, em projeto socioeducativo no município de Londrina e também como coordenadora pedagógica em uma associação sem fins lucrativos. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/SP).

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Publicado
2011-11-15
Como Citar
DA SILVA, A. L. Da UNESCO para a educação... CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 14, p. 132-170, 15 nov. 2011.