Contribuições da faculdade de formação de professores para a educação de jovens e adultos

  • Letícia Miranda Medeiros Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ); Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC - RJ)
  • Helena Amaral da Fontoura Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de Mestrado feita com seis egressos do curso de Letras-Português/Inglês da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de janeiro (FFP/UERJ) e tem o objetivo de evidenciar as contribuições dessa instituição para o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Os procedimentos de investigação adotados foram análise das ementas do curso e entrevistas. Tendo como base os estudos de Nicolaci-da-Costa; Romão-Dias e Di Luccio, que afirmam a legitimidade das entrevistas feitas online quando os participantes têm familiariedade com as redes sociais, os depoimentos foram conseguidos pela Internet.  Autores como Freire, Arroyo, Nóvoa, entre outros, foram utilizados como aporte teórico para dialogar com os relatos dos docentes. Baseada na metodologia da tematização, proposta por Fontoura, foi possível discutir sobre as contribuições da xxx para o trabalho com a EJA na área de Inglês. A discussão dos relatos mostrou a urgência da inserção do tema Educação de Jovens e Adultos na formação de professores.

Biografia do Autor

Letícia Miranda Medeiros, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ); Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC - RJ)
Mestre em Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP), 2017. Especializou-se em Língua Inglesa (Pós-Graduação - Lato Sensu), em 2001, pela UERJ-FFP. Graduou-se em Letras - Português e Inglês, em 1999, na mesma Universidade. Atualmente é professora de Língua Inglesa da Rede Estadual do Rio de Janeiro, desde 2005.
Helena Amaral da Fontoura, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997), Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007), Pós Doutora em Educação UFMT (2017). Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq). Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente permanente do Mestrado em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Pesquisadora 2 CNPq. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Biociências e Ensino de Ciências (EBS) Fiocruz. Cientista do Nosso Estado FAPERJ.
Publicado
2019-07-03
Como Citar
MEDEIROS, L.; FONTOURA, H. Contribuições da faculdade de formação de professores para a educação de jovens e adultos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 37, p. 172-189, 3 jul. 2019.