Consciência fonológica e base nacional comum curricular: mapeamento e discussão da produção acadêmica nos anos de 2006-2016

Resumo

Este artigo retrata o Estado do Conhecimento que teve por objetivo mapear e analisar as produções acadêmicas sobre Consciência Fonológica na Educação Infantil, com foco na BNCC, presentes nas investigações relacionadas às políticas públicas educacionais (período 2006 a 2016). Foram analisados resumos de dissertações e teses cadastradas no Banco de Dados do IBICT referentes ao tema abordado, cujo levantamento utilizou descritores isolados e combinados. Identificaram-se ao final 25 produções relevantes, sendo 20 Dissertações de Mestrado e 05 Teses de Doutorado, porém, nenhuma que englobasse diretamente a BNCC para a Educação Infantil e a Consciência Fonológica. Apontamos assim que, esta investigação é singular e inovadora, e, que, esta e outras pesquisas no âmbito das políticas públicas educacionais, BNCC e consciência fonológica são relevantes, pois há exiguidade de pesquisas nesta área.

Biografia do Autor

Ana Paula Barbieri de Mello, URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação na URI/Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Publicado
2019-07-03
Como Citar
DE MELLO, A. P.; SUDBRACK, E.; PACHECO, L. M. D. Consciência fonológica e base nacional comum curricular: mapeamento e discussão da produção acadêmica nos anos de 2006-2016. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 37, p. 98-118, 3 jul. 2019.