Educação Ambiental na Educação infantil: Conhecimentos, Valores e Participação Política no Eixo d E trabalho “natureza e sociedade ” do RCNEI

  • Daniela Bertolucci de Campos UNESP

Resumo

Diante da atual crise ambiental é imperativo que a Educação Ambiental seja trabalhada eficazmente, sobretudo no ensino formal, durante a educação básica. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) continua sendo um documento de referência para muitos educadores da 1ª etapa educacional. Este documento não contempla a expressão “Educação Ambiental”, mas apropria-se da temática ambiental principalmente no 3º volume, no eixo intitulado “Natureza e Sociedade”. Utilizando a metodologia de análise de conteúdo, buscamos analisar o eixo de trabalho em questão em relação aos aspectos das dimensões que precisam ser consideradas para a caracterização do processo educativo em Educação Ambiental. Os dados obtidos apontaram que a dimensão dos conhecimentos, dos valores éticos e estéticos e a dimensão política encontram-se presentes nas orientações didáticopedagógicas do eixo, oferecendo possibilidades para o desenvolvimento de trabalhos em Educação Ambiental na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Infantil. Natureza e sociedade.

Biografia do Autor

Daniela Bertolucci de Campos, UNESP
Doutoranda em Educação (UNESP). Mestre em Educação (linha de pesquisa: Educação Ambiental) pela UNESP (2007), licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela USP (2003), licenciada em Pedagogia pela UFSJ (2015) e especialista em EAD pela UNESP (2013). Área de atuação: ensino. Áreas de pesquisa: Educação Ambiental e Formação de professores.
Publicado
2017-10-26
Como Citar
DE CAMPOS, D. Educação Ambiental na Educação infantil: Conhecimentos, Valores e Participação Política no Eixo d E trabalho “natureza e sociedade ” do RCNEI. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 31, p. 85-102, 26 out. 2017.