Manaus e a Rede Municipal de Educação: Humberto Michiles conversa com a Revista Pensamento Educacional

  • Fausto dos Santos Amaral Filho Universidade Tuiuti do Paraná
  • Valeria Marcondes Brasil Universidade Tuiuti do Paraná
  • José Antonio Correia de Souza Centro Universitário Internacional - Uninter

Resumo

Quem visita Manaus, e não apenas pela primeira vez, não pode deixar de pensar na diversidade cultural da qual emerge o nosso país. O diverso só pode ser distinguido a partir de algo já acessado indistintamente. O diverso, portanto, não é o exótico, antes pelo contrário. E a capital do Amazonas, portanto, é uma cidade bem brasileira.

Biografia do Autor

Fausto dos Santos Amaral Filho, Universidade Tuiuti do Paraná
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor-pesquisador do PPGEd da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: Hermenêutica e Educação; crítica da modernidade e Educação; Epistemologia da Educação.
Valeria Marcondes Brasil, Universidade Tuiuti do Paraná
Mestre em Educação, possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1993), pós-graduação, nível de especialização, em Educação: Fundamentos e Métodos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996) e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012). Atuou como professora e coordenadora na educação infantil, professora e Pedagoga no Núcleo Regional do Cajuru, junto ao Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Paraná. Foi Coordenadora Pedagógica Regional na Editora Positivo, atuando no setor de parcerias com Secretarias Municipais de Educação e o Sistemas de Ensino Aprende Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil; Politicas Publicas, Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico.
José Antonio Correia de Souza, Centro Universitário Internacional - Uninter
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, na linha de pesquisa Políticas Públicas da Educação (Ingresso: fev/2014; Término: março/2016). Licenciado em Estudos Sociais (Uneb-1987), em Geografia (AESA-2001) e em Artes Visuais (Uneb 2014). Possui pós-graduação em Gestão Ambiental pela Universidad de Léon - Espanha (linha de pesquisa: Políticas Públicas de Educação Ambiental), é especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Educadores, Educação, Inclusão e Diversidade. É professor titular da rede estadual de ensino do estado da Bahia. Possui experiência em Educação à Distância, atuando na avaliação de provas discursivas em Cursos Superiores de Tecnologia, de Licenciaturas e de Bacharelados no Centro Universitário Internacional - Uninter.
Publicado
2017-05-26
Como Citar
FILHO, F.; BRASIL, V.; DE SOUZA, J. A. Manaus e a Rede Municipal de Educação: Humberto Michiles conversa com a Revista Pensamento Educacional. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 23, p. 297-307, 26 maio 2017.