Ancestralidade, raça e gênero em Educação do Campo: as Cirandas de Saberes de mulheres campesinas no território da Chapada Diamantina/BA
Resumo
Neste texto, convidamos o/a leitor/a a conhecer a ciranda de saberes como proposição teórico-metodológica para o trabalho com mulheres campesinas em contextos do campo brasileiro, de modo a fortalecer a intersecção entre raça, gênero e ancestralidade a partir de inspirações negro-feministas e descoloniais. Para isso, apresentaremos recortes de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, especialmente, na linha de pesquisa Cultura, Raça, Gênero e Educação do Campo no ano de 2023. Propomos evidenciar um alinhamento teórico-metodológico e político, em tramas feministas negras e descoloniais, para afirmar raça, gênero e ancestralidade como categorias fundamentais para a compreensão dos modos de educação, de (infra)política e de re-existência das mulheres do campo no contexto brasileiro. Com isso, compreendemos que a circularidade da ciranda de saberes, construída em parceria com mulheres negras e campesinas do território de identidade da Chapada Diamantina/BA, reverbera um entremeio indissociável entre teoria, metodologia e política para pesquisas em Educação do Campo.
Copyright (c) 2024 Celiane Ribeiro Miranda Santiago, Priscila Gomes Dornelles Avelino
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