Ancestralidade, raça e gênero em Educação do Campo: as Cirandas de Saberes de mulheres campesinas no território da Chapada Diamantina/BA

Resumo

Neste texto, convidamos o/a leitor/a a conhecer a ciranda de saberes como proposição teórico-metodológica para o trabalho com mulheres campesinas em contextos do campo brasileiro, de modo a fortalecer a intersecção entre raça, gênero e ancestralidade a partir de inspirações negro-feministas e descoloniais. Para isso, apresentaremos recortes de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, especialmente, na linha de pesquisa Cultura, Raça, Gênero e Educação do Campo no ano de 2023.  Propomos evidenciar um alinhamento teórico-metodológico e político, em tramas feministas negras e descoloniais, para afirmar raça, gênero e ancestralidade como categorias fundamentais para a compreensão dos modos de educação, de (infra)política e de re-existência das mulheres do campo no contexto brasileiro. Com isso, compreendemos que a circularidade da ciranda de saberes, construída em parceria com mulheres negras e campesinas do território de identidade da Chapada Diamantina/BA, reverbera um entremeio indissociável entre teoria, metodologia e política para pesquisas em Educação do Campo.

 

Biografia do Autor

Celiane Ribeiro Miranda Santiago, Secretaria de Educação da Bahia

Pesquisadora Associada do CRH da Universidade Federal da Bahia e Professora Visitante da Unirio

Mestrado - Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (1980) e doutorado em Ciência Política - London School of Ecoenomics and Political Science (1995)

Priscila Gomes Dornelles Avelino, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licenciada em Educação Física, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do curso de Licenciatura em Educação Física e vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Publicado
2024-08-29
Como Citar
RIBEIRO MIRANDA SANTIAGO, C.; GOMES DORNELLES AVELINO, P. Ancestralidade, raça e gênero em Educação do Campo: as Cirandas de Saberes de mulheres campesinas no território da Chapada Diamantina/BA. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 52, p. 119-137, 29 ago. 2024.