Atuação profissional e política de egressos(as) do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB
Resumo
Nas últimas décadas, os mestrados profissionais em educação têm-se destacado pelo seu potencial inovador na formação de educadores e na melhoria dos indicadores da educação básica no Brasil. Neste sentido, o presente artigo objetiva analisar a atuação profissional e política dos egressos do Mestrado Profissional em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) da UFRB, a fim de evidenciar a sua importância enquanto lócus de formação de professores e educadores dos movimentos sociais e sindicais do campo no Brasil. Ao longo dos anos, o PPGEDUCAMPO tem realizado um acompanhamento dos seus egressos, o que permitiu a construção de um banco de dados sobre os seus destinos profissionais e atuações políticas. Para fins analíticos, o recorte empírico diz respeito a 77 egressos entre 2015 e 2020, cujos resultados indicam que a totalidade desses egressos está integrada no mercado de trabalho, com a atuação profissional majoritariamente na educação básica e que estes ascenderam na função que exerciam antes do ingresso ou mudaram de cargo após a conclusão do curso, bem como ocuparam posições políticas estratégicas em fóruns, câmaras territoriais, movimentos e organizações sociais e sindicais do campo no âmbito local, regional e nacional. Portanto, conclui-se que, na contramão das propostas originárias do modelo de pós-graduação profissional, germinadas das demandas das empresas privadas e do mercado financeiro, o Mestrado Profissional em Educação do Campo tem apostado na formação de professores e educadores dos movimentos sociais e sindicais do campo, cujas trajetórias e percursos profissionais estão comprometidos com a defesa da educação do e no campo.
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