O PPGEDUCAMPO/UFRB e a formação da classe trabalhadora do campo

  • Silvana Lucia da Silva Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria Nalva Rodrigues Araújo Bogo
  • Adelar João Pizetta

Resumo

Este artigo traz  apontamentos sobre os referenciais teóricos e as contribuições do Programa de Pós-graduação strictu sensu em Educação do Campo na formação da classe trabalhadora do campo. Articulando as categorias educação, trabalho e formação humana, evidencia como as contradições da sociedade capitalista e sua expressão no desenvolvimento agrário brasileiro foram determinantes na conquista da Educação do Campo enquanto política pública. Por fim, apresenta as contribuições do Programa, a partir dos trabalhos de conclusão de curso, com a luta por um projeto popular para o campo brasileiro.

Biografia do Autor

Silvana Lucia da Silva Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Docente e Vice coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC nas áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática da UFRB. Doutorado em Geografia pela UFS e Pós-doutorado em Geografia [Agrária] pela UFPE. E-mail: silvana@ufrb.edu.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1367-0543

Maria Nalva Rodrigues Araújo Bogo

Docente da Universidade do estado da Bahia-UNEB, Departamento de Educação Campus X-DEDC X. Doutora em Educação Pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Email: mnaraujo@uneb.br   ORCID, https://orcid.org/0000-0002-9020-2217

Adelar João Pizetta

Professor na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/CEUNES, em São Mateus, no Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH) e Colaborador/Educador da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

E-mail: adelar.pizetta@ufes.br  ORCID  https://orcid.org/0000-0003-4513-5294

Publicado
2024-08-29
Como Citar
LIMA, S.; BOGO, M. N. R. A.; PIZETTA, A. J. O PPGEDUCAMPO/UFRB e a formação da classe trabalhadora do campo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 52, p. 42-62, 29 ago. 2024.