A gestão escolar e aprendizagem discente sob o prisma da avaliação externa

Resumo

O artigo realiza um mapeamento dos estudos que relacionam gestão escolar, avaliação externa e uso dos resultados. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico por meio do Estado da Questão, envolvendo pesquisa dos trabalhos acadêmicos – artigos e dissertações -, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados e analisados 24 trabalhos – 17 artigos e sete dissertações, cujos constatações permitiram a organização de quatro categorias:  nove trabalhos apresentam constatações em defesa do uso da avaliação externa como ferramenta para a gestão pedagógica e melhoria da aprendizagem discente; oito trabalhos apontam implicações das avaliações externas no cotidiano escolar, indicando aspectos que influenciam a gestão da escola e as práticas docentes, a partir da análise dos resultados; cinco trabalhos apontam efeitos danosos da avaliação externa no cotidiano escolar, destacando que sua adoção tem produzido efeitos que afetam a função social da escola, uma vez que esta passa a girar em tornos das avaliações, secundarizando outros aspectos do projeto político pedagógico; e dois trabalhos demonstram a necessidade de aperfeiçoamento das avaliações externas como ferramentas de informação para a gestão escolar, seja na forma como os resultados são apresentados, seja no que diz respeito à formação dos gestores e professores no uso das informações com finalidades pedagógicas. Os estudos ajudaram a compreender que o protagonismo das avaliações externas nas redes de ensino públicas tem aumentado e afetado gestores e professores, num processo de responsabilização distribuída.  

Biografia do Autor

Maíra Moreira Prudêncio, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2003), habilitação em Administração Escolar ( UECE ) e Especialização em Alfabetização de Crianças. É professora da rede municipal de educação de Maracanaú. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na linha de pesquisa C - Formação e Políticas Educacionais. Atualmente é Coordenadora de Articulação da Secretaria Especial de Integração de Políticas Sociais do Município de Maracanaú - Ceará.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
PRUDÊNCIO, M.; VIDAL, E. A gestão escolar e aprendizagem discente sob o prisma da avaliação externa. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 50, p. 26-47, 12 dez. 2023.