A integração curricular como forma de introdução à interdisciplinaridade

  • Fabricio Trevisol Bordignon Unesc
  • Alcides Goularti Filho

Resumo

Este artigo, em uma primeira abordagem, buscou esclarecer o que vem a ser a interdisciplinaridade, tendo por base os ensinamentos de Japiassú, que foi o precursor da introdução do tema no Brasil, e grande defensor da integração disciplinar em busca de novos conceitos e conhecimentos.De outro norte, abordou-se a dificuldade da aplicação da pratica interdisciplinar em razão das fortes resistências apresentadas, por um padrão ciumento e bem definido de demarcação de propriedades de ilhas do conhecimento.

Por fim, foi abordado como a interdisciplinaridade poderia ser introduzida por meio de integração curricular, deixando claro que as mesmas não são sinônimas.No mais, para a elaboração deste artigo, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica a fim de elucidar melhor o que vem a ser interdisciplinaridade, por meio do estudo do seu conceito e o modo da sua aplicação no ensino e na pesquisa.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
BORDIGNON, F.; FILHO, A. A integração curricular como forma de introdução à interdisciplinaridade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 50, p. 66-73, 12 dez. 2023.