O terceiro tempo da Didática: o digital no âmbito da Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O propósito deste texto é refletir sobre a didática e o tempo digital no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, especificamente no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente -IEAA. Esta reflexão Surge da problemática a respeito de como a Didática pode inscrever as tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem, contemplando todos os discentes. Sendo assim, o objetivo deste artigo é discutir a didática no ensino superior e o digital que resultem em uma formação de qualidade para todos.  Para tanto, ancora-se metodologicamente na abordagem qualitativa, por meio de revisão de literatura, e de pesquisas realizadas no âmbito do instituto. Estas foram interpretadas a partir da análise temática bem como da observação sobre o tempo digital e os avanços vivenciados ao longo da criação do Instituto, revelando que as tecnologias são importantes e o seu uso auxilia o trabalho docente, aproximando professor e aluno.  No entanto, apesar de proporcionar a pesquisa, a interação e o aprendizado por meio de mídias diversas, tanto o acesso quanto o uso das tecnologias digitais no IEAA são acessíveis a poucos. Nesse sentido, a articulação - didática, ensino e tecnologias digitais – se faz necessária a ampla reflexão no âmbito do IEAA-UFAM.

 

Biografia do Autor

Simone de Oliveira Alencar, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Educação (2012) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em PEDAGOGIA (2004) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desde agosto de 2009 é professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) em Humaitá-AM, participa do grupo de pesquisa LAPESAM e lidera o grupo Formação e Desenvolvimento Profissional Docente - FORPROD.

Publicado
2023-03-27
Como Citar
DAROZ, M.; ALENCAR, S. O terceiro tempo da Didática: o digital no âmbito da Universidade Federal do Amazonas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 48, p. 143-159, 27 mar. 2023.