Meninas e meninos nas aulas de Educação Física e na escola nas décadas de 1960 e 1970 em Rio Azul-PR: O que poderia um corpo?

Resumo

Este estudo é parte dos resultados oriundos de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), de Irati-PR e tem como objetivo analisar as relações sociais estabelecidas sobre os corpos masculinos e femininos no contexto escolar, principalmente na Educação Física durante as décadas de 1960 e 1970 numa escola de Rio Azul-PR. Para isso, foram organizados dois grupos focais com mulheres ex-alunas que estudaram em Rio Azul-PR neste período. Foi constatado como as questões que envolviam corpo e gênero estavam presentes nas instituições escolares, a partir dos tipos de atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física e sobre as vestimentas utilizadas pelas alunas durante esta disciplina. Também foi verificado que a literatura acadêmica brasileira preza pelas aulas em conjunto entre meninos e meninas, mas que necessitam contar com apoio do professor para que não reproduzam possíveis conflitos entre os gêneros já existentes.

Biografia do Autor

Nelson Princival Junior, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). E-mail: princivaljunior@gmail.com

Gláucia Andreza Kronbauer, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: glaucia.kronbauer@gmail.com

Publicado
2022-12-12
Como Citar
PRINCIVAL JUNIOR, N.; KRONBAUER, G. Meninas e meninos nas aulas de Educação Física e na escola nas décadas de 1960 e 1970 em Rio Azul-PR: O que poderia um corpo?. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 47, p. 162-179, 12 dez. 2022.