Paradigmas e currículo do Programa Alagoano em Tempo Integral em Santana do Ipanema - Alagoas: Parâmetros da Escola em Tempo Integral

Resumo

Este artigo tem como proposta iniciar as discussões no campo filosófico, social e cultural que necessitam ser repensadas e discutidas com a finalidade de promover a reflexão crítica sobre a escola em tempo integral e seu currículo. Na primeira etapa deste capítulo trabalhamos com os pressupostos e teóricos da educação em tempo integral com John Dewey, Anísio Teixeira e Dary Ribeiro. Em seguida labutamos com o currículo em sua implementação, destacamos o processo para construção da investigação baseado nas percepções e significados dos atores pertencentes à comunidade escolar. As três categorias de análise nas quais o enfoque de acesso corresponde à adequação da matriz curricular a necessidades da comunidade escolar como também as características de insumos; os recursos pedagógicos possibilitam o desenvolvimento dos ideais da escola e os impactos são mais fortemente trabalhados, sendo o ponto nevrálgico da dialética educacional.

Biografia do Autor

Francisco Carvalho de Melo Neto, Escola Estadual professor Mileno Ferreira da Silva

FRANCISCO CARVALHO DE MELO NETO

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Universidad SEK, Chile (2019).

Mestre em Educação pelo Centro Latino-americano de Economia Humana – CLAEH, Uruguai (2013).

Especialista em Programação do Ensino de História pela Universidade de Pernambuco – UPE. Brasil (2000).

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco – UPE, Brasil (1998).

Atua como gestor pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas em Santana do Ipanema – AL, Brasil.

Publicado
2022-08-30
Como Citar
MELO NETO, F. Paradigmas e currículo do Programa Alagoano em Tempo Integral em Santana do Ipanema - Alagoas: Parâmetros da Escola em Tempo Integral. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 46, p. 174-187, 30 ago. 2022.