Paradigmas e currículo do Programa Alagoano em Tempo Integral em Santana do Ipanema - Alagoas: Parâmetros da Escola em Tempo Integral
Abstract
This article proposes to initiate discussions in the philosophical, social and cultural field that need to be rethought and discussed in order to promote critical reflection on full-time school and its curriculum. In the first stage of this chapter, we worked with the assumptions and theorists of full-time education with John Dewey, Anísio Teixeira and Dary Ribeiro. Then we worked with the curriculum in its implementation, we highlighted the process for building the investigation based on the perceptions and meanings of the actors belonging to the school community. The three categories of analysis in which the approach to access corresponds to the adequacy of the curriculum to the needs of the school community as well as the characteristics of inputs; Pedagogical resources enable the development of the school's ideals and the impacts are more strongly worked out, being the neuralgic point of the educational dialectic.
Keywords: Curriculum, High School, Full-time Education.
Copyright (c) 2022 Francisco Carvalho de Melo Neto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.