Origem e trajetória política da escola de educação em tempo integral no Brasil e sua implementação na rede municipal de Vitória/ES

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer um sucinto levantamento histórico de discussões e debates políticos pertinentes à escola de Educação em Tempo Integral (ETI), desde as primeiras menções oficiais sobre o tema até a implementação da política da escola de ETI na cidade de Vitória/ES, com o intuito de dar consonância e conformidade às práticas educacionais em curso, nas três escolas que adotaram o modelo de ensino. O enfoque concentra-se nos aspectos legais que embasam a política da escola de ETI, na infraestrutura da escola de ETI e nas diferentes interpretações sobre Educação em Tempo Integral. A pesquisa é do tipo bibliográfica e tem o intuito de ampliar o debate e as discussões sobre a prática do modelo na cidade de Vitória/ES.

 

Palavras-chave: Educação em Tempo Integral, Política Educacional, Educação.

Biografia do Autor

Ricardo Eduardo Amaro, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutorando em Política Educacional pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Mestre em Educação - Universidade Vale do Cricaré/ES, formado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira/RJ. Professor ´de Matemática da rede Estadual do Estado do Espírito Santo e Prefeitura Municipal de Vitória.

Publicado
2022-08-30
Como Citar
AMARO, R. Origem e trajetória política da escola de educação em tempo integral no Brasil e sua implementação na rede municipal de Vitória/ES. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 46, p. 130-156, 30 ago. 2022.