Pesquisa-ação na formação continuada de professores do ensino fundamental sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação

Resumo

A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem acontecido nas escolas com maior frequência nos últimos anos, exigindo uma formação específica dos professores. A formação continuada representa a possibilidade de novas aprendizagens e de desenvolvimento profissional docente. Este artigo tem como objetivo analisar o movimento transformador nos usos das tecnologias digitais por professoras de anos iniciais do ensino fundamental participantes de uma pesquisa-formação a partir dos princípios metodológicos da pesquisa-ação. Este tipo de pesquisa visa envolver os participantes na situação investigada por meio de um processo cíclico de reflexão coletiva. Neste estudo, foram realizados seis encontros formativos com as professoras participantes, que ocorreram, em 2019 e 2020, antes e durante a pandemia. Os encontros de formação com as professoras foram gravados e filmados, cujo material constitui os dados da pesquisa. A análise dos dados indica que houve um envolvimento significativo das professoras nos estudos e reflexões e uma apropriação substancial do uso das tecnologias digitais, intensificado no processo de virtualização das aulas. Os resultados deixam transparecer o movimento dialético na transformação das práticas das professoras, assim como no entendimento do papel das tecnologias digitais para o processo educativo.

Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação - psicologia da educação pela PUC-SP. Professora do PPGE da Universidade da Região de Joinville- Univille- Joinville/SC.

Anelise Muxfeldt Trentini, Associação Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC- Joinville/ Santa Catarina- Brasil

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville- Univille- Joinville/ SC. Professora na Faculdade IELUSC e psicopedagoga no Colégio Bom Jesus- Joinville/SC.

Publicado
2022-08-30
Como Citar
PESCE, M.; TRENTINI, A. Pesquisa-ação na formação continuada de professores do ensino fundamental sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 46, p. 188-210, 30 ago. 2022.