O intelectual João Roberto Moreira e sua obra “os sistemas ideais de educação”: um estudo sobre o campo científico educacionalL
Resumo
O intelectual catarinense João Roberto Moreira (1912-1967) tornou-se figura conhecida no âmbito nacional, quando de sua atuação junto aos principais órgãos da pesquisa educacional no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), nas décadas de 1940 e 1950.O presente trabalho tem como foco principal a análise da primeira obra do intelectual João Roberto Moreira, intitulada Os Sistemas Ideais de Educação, de 1945, publicada pela “Biblioteca Pedagógica Brasileira”, na série “Atualidades Pedagógicas”. Nesse livro, Moreira publicaria seus primeiros estudos, construídos no período em que atuou como professor e diretor do Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis (1937-1943), sobre o campo científico educacional, abordando, principalmente, o papel dos conhecimentos provenientes da Psicologia e da Sociologia Educacionais para a formação de uma “Pedagogia Científica”. Publicada nos meados dos anos 40 do século XX, a obra de Moreira situa-se num ambiente intelectual de intensa preocupação com a constituição científica do campo educacional e que se intensificaria na década de 50 do século XX, com a criação, por exemplo, do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais. As análises que Moreira realizou no seu primeiro livro, ainda que incipientes e fruto de seus estudos ainda introdutórios sobre o campo científico educacional, foram primordiais para sua projeção nacional, demonstrando um rigor científico que o credenciaria a realizar estudos mais amplos sobre a educação nacional (Daniel, 2003). São utilizadas como fontes, além do próprio livro analisado, cartas, folhetos, notícias jornalísticas, entre outros
Copyright (c) 2021 Leziany Silveira Daniel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.