Antonio Gramsci e a questão dos sindicatos: uma análise com ênfase nos escritos políticos

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal apresentar elementos teóricos da obra de Antônio Gramsci que contribuem para uma concepção sobre o papel dos sindicatos. Para tanto, parte-se do pressuposto que os escritos gramsciano revelam o compromisso do pensamento do autor com o processo de transformação social. Neste sentido, buscaremos, num primeiro momento, indicar a noção de Estado ampliado em Gramsci, relacionando-o com o debate acerca da luta política e econômica. A partir de então, discorreremos, com base nos escritos políticos, sobre o papel dos sindicatos na perspectiva revolucionária. Por fim, indicaremos uma possível relação entre partidos, sindicatos e conselhos de fábrica no pensamento marxista deste intelectual italiano.

Biografia do Autor

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Irati, PR, Brasil. Doutoranda em Educação pela UEPG. Email:<martarosanni@hotmail.com>.

Publicado
2020-07-30
Como Citar
TARAS VAZ, M. Antonio Gramsci e a questão dos sindicatos: uma análise com ênfase nos escritos políticos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 15, n. 40, p. 56-69, 30 jul. 2020.