O livro didático e sua relação com as tendências pedagógicas brasileiras

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas das funções do Livro Didático (LD), sua história no Brasil e sua relação com algumas tendências pedagógicas. Mostramos, ainda, que o papel dessas tendências no processo de sistematização do ensino é fundamental, posto que há influências de tais teorias na elaboração das abordagens epistemológicas e metodológicas do material didático. Para a realização dos objetivos propostos, desenvolvemos uma análise a partir da pesquisa bibliográfica. O artigo mostra que o livro didático se torna uma ferramenta de base, servindo de estrutura para o trabalho do professor e para a aprendizagem dos alunos. Indica, ainda, que os conteúdos apresentados pelo LD são determinados por um currículo escolar, também definido pelas ideias pedagógicas manifestadas no contexto histórico da época.

 

Biografia do Autor

Silvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professor adjunto 3 da Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí), ministrando aulas na graduação em Letras Português e no Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, leitura, produção oral e escrita, gêneros do discurso, livro e material didático, letramento.

Maiele Sousa Silva Lima, Instituto Federal Goiano

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí-GO (UFG - REJ) (2019). Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2011). Especialização em Docência Universitária, pela Faculdade de Iporá - FAI (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira - Inglês; Trabalhou como professora temporária da rede estadual de ensino do Estado de Goiás em Palestina de Goiás. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá.

Publicado
2021-03-23
Como Citar
DA SILVA, S.; LIMA, M. O livro didático e sua relação com as tendências pedagógicas brasileiras. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 16, n. 42, p. 101-123, 23 mar. 2021.