Trabalho pedagógico e valorização profissional: uma análise na historicidade do curso normal no Rio Grande do Sul

  • Liliana Soares Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
  • Dulcineia Libraga Papalia De Toni UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
  • Luiza da Silva Braido UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
  • Marina Ramos de Carvalho do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

Resumo

Sistematizam-se aspectos de pesquisa realizada com o objetivo de investigar as evidências de valorização dos professores, com um recorte temporal entre 1950 a 1970, no Curso Normal. A pesquisa realizada, de perspectiva histórica e abordagem analítica dos movimentos de sentido, foi um estudo. Para a produção de dados, os pesquisadores realizaram ampla análise e sistematização dos documentos do acervo histórico de escola de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os materiais analisados permitiram afirmar que os processos de valorização, ou seja, de consideração dos sujeitos e do seu trabalho como contributivo socialmente, acontecia com características externas ao Curso Normal.

Biografia do Autor

Dulcineia Libraga Papalia De Toni, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSM

Luiza da Silva Braido, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

Graduada em Pedagogia

Marina Ramos de Carvalho do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

Graduanda em Pedagogia, Bolsista Pibic/CNPq

Publicado
2019-11-28
Como Citar
FERREIRA, L.; DE TONI, D.; BRAIDO, L.; DO NASCIMENTO, M. Trabalho pedagógico e valorização profissional: uma análise na historicidade do curso normal no Rio Grande do Sul. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 38, p. 197-219, 28 nov. 2019.