Dialogando sobre Paulo Freire na Universidade: a Construção de Caminhos Extensionistas Voltados a uma Atuação Educativa Transformadora

  • Lucimara Cristina de Paula UEPG/PR
  • Márcia Barbosa da Silva UEPG/PR

Resumo

Durante o ano de 2017, desenvolvemos o curso de extensão intitulado “Paulo Freire: fundamentos de uma práxis educativa transformadora na formação de educadores(as)”, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR, proposto para conhecimento, discussão e sistematização dos aportes teóricos e práticos construídos por Paulo Freire, os quais subsidiam sua pedagogia e a vivência do diálogo como prática intersubjetiva respeitosa de sujeitos abertos à curiosidade epistemológica, à criação e ao desvelamento crítico da realidade. Contamos com a participação de estudantes do ensino superior, professores da educação básica, profissionais da Saúde e Meio Ambiente e educadores sociais. Objetivamos realizar estudos dialogados sobre a produção intelectual de Paulo Freire e sistematizar contribuições da pedagogia freiriana para o trabalho educativo dentro e fora das instituições escolares, visando à formação de educadores para uma práxis educativa transformadora. As ações metodológicas envolveram diálogos sobre a obra freiriana, fundamentados no conceito de Aprendizagem Dialógica (FLECHA, 1997; AUBERT et al, 2009). Nesse artigo apresentamos os fundamentos que nortearam o desenvolvimento do curso, e registros feitos pelos participantes a respeito dessa experiência. Esses registros revelaram que o curso mobilizou reflexões críticas sobre as relações existentes entre as pessoas dentro das instituições e contextos aos quais pertencem, estimulouas a buscarem transformações em suas dinâmicas de trabalho e explicitou a atualidade e universalidade da obra freiriana para o desvelamento crítico do momento social e político que vivenciamos no Brasil.

Biografia do Autor

Lucimara Cristina de Paula, UEPG/PR

Profa. Adjunta, lotada no Departamento de Pedagogia – DEPED, da UEPG/PR, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Espaços Escolares e Não Escolares; vinculada à Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação de Professores – RIPEFOR.

Márcia Barbosa da Silva, UEPG/PR

Profa. Adjunta, lotada no Departamento de Pedagogia – DEPED, da UEPG/PR, coordenadora do Programa de Extensão LUME – Laboratório e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mídia e Educação e pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para la Ciudadanía – AlfaMed.

Publicado
2019-02-28
Como Citar
PAULA, L.; SILVA, M. Dialogando sobre Paulo Freire na Universidade: a Construção de Caminhos Extensionistas Voltados a uma Atuação Educativa Transformadora. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 36, p. 51-70, 28 fev. 2019.