Educomunicação na Atualização de Docentes do Ensino Básico: a Educação Crítica e Emancipatória em Tempos de Cibercultura

  • Claudemir Edson Viana Universidade de São Paulo

Resumo

O artigo pretende apresentar alguns fundamentos e tópicos da educomunicação como campo profissional e como paradigma de conhecimentos sobre a interface comunicação/educação, campo científico interdisciplinar por natureza. Propõe-se a fazê-lo ao destacar aspectos observados na experiência acumulada pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE/USP) ao longo de cinco anos de atuação (2014-18) no Programa USP Escola, oferecendo o curso de extensão cultural Educação Midiática e Práticas Educomunicativas a docentes do ensino básico. A intenção do texto é apresentar a proposta do curso visando destacar temas e metodologias adotados de modo a se demonstrar aspectos da formação em educomunicação para este público em particular.

Biografia do Autor

Claudemir Edson Viana, Universidade de São Paulo

Prof. Dr do Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, docente (desde 2014) e coordenador pedagógico (2016-18) da Licenciatura em Educomunicação.

Publicado
2019-02-28
Como Citar
VIANA, C. Educomunicação na Atualização de Docentes do Ensino Básico: a Educação Crítica e Emancipatória em Tempos de Cibercultura. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 36, p. 20-32, 28 fev. 2019.