Políticas públicas e o projeto de reforma do ensino primário de 1883: vinculação entre educação corporal e educação para o trabalho

  • Daniel Vieira da Silva
  • Adriana Franco

Resumo

Apoiados no referencial teórico oferecido pela ciência da história, tomamos o trabalho - atividade social humana -, como categoria central para a formação e transformação da consciência humana e, também, como mediadora dos questionamentos relativos à Educação. Neste sentido, a partir de uma pesquisa documental, este artigo analisa as propostas de intervenção explicitadas no projeto sistematizado por Rui Barbosa, datado de 1883, relativo à reforma do ensino primário no Brasil. Embora apresentando uma tendência a restituir no indivíduo um senso primário de unidade psico-orgânica, evidenciamos que as práticas institucionalizadas e desenvolvidas na e pela escola novecentista, ao pretender formar o cidadão, o homem novo, o ser integral, de fato, preparou o campo para o surgimento, no Brasil, de um novo homem, a saber: o trabalhador coletivo.

Publicado
2018-11-06
Como Citar
VIEIRA DA SILVA, D.; FRANCO, A. Políticas públicas e o projeto de reforma do ensino primário de 1883: vinculação entre educação corporal e educação para o trabalho. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 5, n. 10, p. 13, 6 nov. 2018.