A Nuclearização de escolas rurais no município de Tijucas do Sul

  • Rita das Dores Machado Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Resumo

O artigo tem como tema a pesquisa desenvolvida a partir de investigações e coleta de dados no município de Tijucas do Sul-PR, especificamente na Escola
Rural Municipal Emiliano Perneta, teve como objetivo geral caracterizar o processo de nuclearização das escolas localizadas no campo no município de
Tijucas do Sul e como objetivos específicos mapear as escolas das localidades rurais e descrever aspectos das práticas pedagógicas nas escolas rurais no
município de Tijucas do Sul. A metodologia está baseada nas entrevistas, análise da Projeto Político Pedagógico e fotos. As referências que embasaram
a pesquisa tem escritos de Souza (2011), Arroyo (2004), Caldart (2002) e Freire (2007).

Biografia do Autor

Rita das Dores Machado, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Mestranda em Educação pela UTP-PR (2015); Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2013); Pós Graduação em Educação do Campo pela UTP-PR (2015); Pós Graduação em Gestão Pública pela CIPEAD-UFPR (2013); Pós-Graduação em Pedagogia Escolar pelo IBPEX (2004); Curso de Formação Superior de Professores pela PUC – Paraná (2002); integra o grupo de pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP), bolsista do Observatório de Educação (CAPES) pela UTP-PR 2012-2015.

Publicado
2018-09-18
Como Citar
MACHADO, R. A Nuclearização de escolas rurais no município de Tijucas do Sul. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 151-165, 18 set. 2018.