Escola pública localizada no campo na região metropolitana de Curitiba e expressões de resistência: o currículo oculto escolar

  • Camila Casteliano Pereira Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Resumo

O objetivo deste texto é discutir o currículo oculto no contexto de uma escola pública localizada no campo, na Região Metropolitana de Curitiba. Tecemos algumas reflexões sobre as expressões de resistência suscitadas na comunidade que a escola se insere que, ao superar algumas fragilidades da educação rural, aproxima diálogo com princípios da educação do campo, cunhado pelos movimentos sociais do campo. O estudo é oriundo da investigação desenvolvida como bolsista no projeto observatório da educação, aprovado no edital 038/2010 e vinculado ao trabalho de conclusão do curso de Pedagogia. A metodologia utilizada fez uso da abordagem qualitativa e teve como técnicas entrevista, observação e análise documental. Constatam-se vestígios de transformação na escola e na comunidade, que revelam no currículo sua principal expressão de resistência. A iniciar pelo aprofundamento do conhecimento cientifico como princípio fundamental para a superação das marcas da educação rural, que suscitou na valorização da identidade camponesa e da cultura local, e principalmente a vinculação da realidade às práticas pedagógicas. Outro aspecto positivo é a leitura crítica dos programas neoliberais oferecidos às escolas do campo, que possibilitaram a contestação dos mesmos. A partir do trabalho coletivo, refutaram a intenção do município de realizar o fechamento da escola e caminham para a superação da condição de invisibilidade por parte da esfera governamental.

Biografia do Autor

Camila Casteliano Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

UTP, Mestranda em Educação.

Publicado
2018-09-18
Como Citar
PEREIRA, C. Escola pública localizada no campo na região metropolitana de Curitiba e expressões de resistência: o currículo oculto escolar. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 62-86, 18 set. 2018.