Programas educacionais implementados pelo plano de ações articuladas (PAR) em escolas do campo na Bahia

  • Arlete Ramos dos Santos PPGE/UESC
  • Elisângela Andrade Moreira Cardoso Professora da Educação Básica na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista/BA

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto das políticas públicas educacionais que compõem o Plano de Ações Articuladas (PAR) nas escolas do campo em três municípios da Bahia: Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus3 no período de 2010 a 2017. A metodología utilizada foi qualitativa, de natureza exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram enterevistas, questionários e análise documental. Após as leituras e análises realizadas, constatamos que os programas que compõem o PAR para as escolas do campo não estão sendo implementados conforme preconizam os documentos oficiais e os termos assinados pelos municípios pesquisados. Assim, faz-se necessário pensar novas ações políticas que possam direcionar a universalização do ensino público municipal e assegurar a qualidade da educação para os alunos do campo.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
SANTOS, A.; CARDOSO, E. Programas educacionais implementados pelo plano de ações articuladas (PAR) em escolas do campo na Bahia. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 34, p. 205-225, 31 ago. 2018.