Conhecimento sobre Mudança Climática nos Livros Didáticos do Ensino Médio - PNLD/2015

  • Luciane Cortiano Liotti
  • Araceli Serantes Pazos

Resumo

Tendo em vista os debates sobre as questões climáticas globais, este artigo resulta de uma investigação inicial a partir da aplicação de questionário investigativo para um coletivo de professores em que procuramos saber quais elementos são considerados na escolha dos Livros Didáticos do Ensino Médio incluídos no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2015. Mais especificamente, investigamos se esses professores identificam conteúdos sobre o tema Mudança Climática e os consideram relevantes para esta escolha. Como pressuposto, destacamos o papel do livro didático na cultura escolar buscando dimensionar como certos conteúdos podem contribuir na construção de conhecimentos científicos sobre Mudança Climática. Apoiamos essa investigação nas indicações de Apple (2001) e Bittencourt (1998), que apontam o livro didático como um instrumento pedagógico,uma vez que apresenta não somente os conteúdos de ensino, mas também
o modo pelo qual estes devem ser ensinados, estabelecendo em grande parte as condições materiais para o ensino-aprendizagem nas salas de aula. Neste estudo, os resultados evidenciam que os professores participantes reconhecem conteúdos relacionados com o tema Mudança Climática, mas não se identificam momentos em que este seja objeto efetivo para análise, discussão e seleção dos livros didáticos.

Publicado
2018-07-12
Como Citar
LIOTTI, L.; PAZOS, A. Conhecimento sobre Mudança Climática nos Livros Didáticos do Ensino Médio - PNLD/2015. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. Especial, p. 204-219, 12 jul. 2018.