Contribuições de Edgar Morin para um Curso de Formação Continuada para Professores em Educação Ambiental

  • Adriana Massaê Kataoka
  • Juliana Mara Antonio
  • Patrícia Neumann

Resumo

O objetivo deste texto é relatar o desenvolvimento de um curso de formação continuada para professores com base na complexidade de Edgar Morin. O método foi o debate em exposição de conteúdo, imagens, atividades em subgrupos e vídeos. A avaliação foi um projeto de Educação Ambiental construído pelos professores a ser desenvolvido na escola e um recurso educativo digital (RED) a partir do projeto. Os resultados observados foram que a transformação de um paradigma de pensamento e conduta não é subida, que se trata de um processo, mas que a maioria dos professores demostraram mudanças entre o antes e depois do curso. Considera-se que a teoria de Morin na EA contribui para maior entendimento dos professores de diferentes disciplinas de sua pertença e ação no ambiente.

Publicado
2018-07-12
Como Citar
KATAOKA, A.; ANTONIO, J.; NEUMANN, P. Contribuições de Edgar Morin para um Curso de Formação Continuada para Professores em Educação Ambiental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. Especial, p. 67-84, 12 jul. 2018.