Escolha e formação do diretor escolar

  • Vitor Henrique Paro Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Resumen

Este artigo constitui pequeno fragmento da investigação realizada, no período de março de 2007 a fevereiro de 2010, a qual buscou estudar as dimensões e a viabilidade de uma estrutura da escola fundamental compatível com a educação entendida como prática democrática. O trabalho de campo,
de natureza qualitativa, realizou-se durante o ano letivo de 2008, em escola pública estadual, com oferta de ensino fundamental da primeira à quarta série, localizada no município de São Paulo, SP. O relatório final da pesquisa (PARO, 2010) contém os resultados completos da investigação, que envolveu o tratamento de uma multiplicidade de temas suscitados pela adoção de um conceito amplo de “estrutura total da escola” (CÂNDIDO,
1974, p. 107). Certamente as questões relativas ao papel e às funções dos dirigentes escolares estiveram bastante presentes no tratamento do objeto de estudo, entre elas aquelas relacionadas ao provimento e à formação do
diretor. Sem a pretensão de encaminhar soluções para os problemas que eles evocam, estes dois temas são tratados aqui apenas com a intenção de contribuir em alguma medida para estimular a reflexão e as discussões em torno do assunto.

Biografía del autor/a

Vitor Henrique Paro, Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Vitor Henrique Paro possui mestrado em Educação pela USP, doutorado em Educação pela PUC-SP e livre-docência em Educação pela USP. Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC-SP. Atualmente é professor titular (Colaborador Sênior) da Faculdade de Educação da USP, onde exerce a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Atua na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e Administração de Unidades Educativas. É autor, entre outros, dos seguintes livros: Administração escolar: introdução crítica, Gestão democrática da escola pública, Por dentro da escola pública, Reprovação escolar: renúncia à educação, Educação como exercício do poder, Crítica da estrutura da escola e Diretor escolar: educador ou gerente

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Publicado
2011-11-15
Cómo citar
PARO, V. Escolha e formação do diretor escolar. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 14, p. 36-50, 15 nov. 2011.