O Lugar da Pedagogia Social no Curso de Pedagogia do DCHIII: Em Foco o Olhar Discente

  • Laura Angélica Pereira de Souza Egressa do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas da UNEB, Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DCH (Departamento de Ciências Humanas) Campus III - Brasil – Bahia – Juazeiro.
  • Antoneide Santos Almeida Silva Professora titular no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia UNEBCampus- E-mail: nsasilva@bol.com.br, Grupo de Trabalho: Pedagogia Social e Formação de Educadores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa intitulada: “O lugar da Pedagogia Social no curso de Pedagogia do DCH III: o olhar discente”. O estudo teve como objetivo central, a percepção dos alunos sobre o lugar dessa área no currículo do curso. Para os estudos dos conceitos de Pedagogia
Social recorremos a Calimam (2006, 2009, 2010) e Graciani (2014), o entendimento sobre o papel do profissional da Pedagogia que lida com esse tipo de intervenção nos foi dado por Gohn (2010), (2008) Triviños (1987), Coltro (2000) Ranieri e Barreira (2010); Barros; Lehfeld (2000). O
estudo apresenta inicialmente os diversos conceitos de Pedagogia Social; a função e atuação do educador social e por fim faz análises das ementas, da estrutura do curso e das falas dos discentes. Os dados apontaram duas unidades de análise: 1-a falta de compreensão por parte dos discursos sobre o papel e a função do pedagogo; 2-a não fazer pedagogia social no curso de Pedagogia do DCH III. O resultado da pesquisa enfatiza a necessidade de refletir sobre a Pedagogia Social no currículo do curso de Pedagogia da
UNEB, bem como problematizar matriz curricular, conceitos sobre o que se referem-se a Pedagogia Social, vendo-a como elemento central para a atuação nos espaços não formais de educação.

Biografia do Autor

Laura Angélica Pereira de Souza, Egressa do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas da UNEB, Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DCH (Departamento de Ciências Humanas) Campus III - Brasil – Bahia – Juazeiro.
Egressa do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas da UNEB, Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DCH (Departamento de Ciências Humanas) Campus III - Brasil – Bahia – Juazeiro, e-mail: Laura.elik@hotmail.com.
Antoneide Santos Almeida Silva, Professora titular no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia UNEBCampus- E-mail: nsasilva@bol.com.br, Grupo de Trabalho: Pedagogia Social e Formação de Educadores
Possui Graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Formação de Professores de Petrolina - UPE, Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade de Pernambuco - UPE, Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Pedagogia Hospitalar e Formação de Professores.

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Publicado
2017-06-02
Como Citar
DE SOUZA, L. A.; SILVA, A. O Lugar da Pedagogia Social no Curso de Pedagogia do DCHIII: Em Foco o Olhar Discente. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 30, p. 219-242, 2 jun. 2017.