Equilibrando os Pratos das Demandas Sociais: A Construção da Profissão de Educador Social e a Pedagogia Social na Formação Docente do Ensino Superior

  • Arthur Vianna Ferreira Professor adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP. Coordenador do Projeto de Extensão e Grupo de Estudos “Fora da Sala de Aula: Formações, representações e práticas educativas em espaços não escolares” da UERJ/FFP

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a constituição da figura do
educador social no contexto educacional brasileiro desde a organização de
suas práticas educativas para atender as demandas sociais contemporâneas
de discussão sobre a sua categoria profissional, seus direitos e suas limitações na formação docente realizada pelo ensino superior brasileiro. De fato, esse trabalho busca ressaltar para os docentes do ensino superior, e os graduandos de pedagogia e licenciatura, a importância de compreender a construção do educador em espaços não escolar no cenário educacional brasileiro, fortalecendo os processos formativos existentes nas escolas de formação de professores que levam os discentes a construírem práticas pedagógicas fora do ambiente escolar, assim como valorizar a identidade profissional desse educador social que se encontra em constante reorganização, profissional e pessoal, a partir dos serviços prestados às comunidades empobrecidas. O campo teórico da Pedagogia Social se apresenta como uma dessas possibilidades de reflexão nesse campo de trabalho educacional. As consequências da formação de educadores de espaços não escolares solicitará dos indivíduos um perfil de atuação interdisciplinar que o posiciona tanto como sujeito das mediações entre os indivíduos em vulnerabilidade social quanto construtor de práticas educativas que serão utilizadas para o desenvolvimento humano e social das populações empobrecidas.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Professor adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP. Coordenador do Projeto de Extensão e Grupo de Estudos “Fora da Sala de Aula: Formações, representações e práticas educativas em espaços não escolares” da UERJ/FFP
Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2006). Especialista Lato Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM- 2005) e História e Cultura Afro-Brasileira (FIJ-2013). Aperfeiçoamento em Legislação Educacional pela Universidade Candido Mendes (UCAM - 2005). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG- 1998) e Licenciatura em Teologia pela Universidad Católica Boliviana San Pablo em Cochabamba, Bolivia (UCSP-2003). Experiência em docência do Ensino Superior nas áreas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, História e Antropologia. Práticas em Psicopedagogia e Psicomotricidade para atividades extracurriculares com camadas empobrecidas. Desenvolvimento de trabalhos na modalidade de educação à distância com cursos de graduação e extensão universitária. Pesquisador na área de formação docente e práticas de ensino com camadas empobrecidas em espaços não escolares (não-formais e informais) tendo como ênfase a abordagem psicossocial das Teorias das Representações Sociais, da Identidade Profissional de Claude Dubar e da Pedagogia Social.
Publicado
2017-06-02
Como Citar
FERREIRA, A. Equilibrando os Pratos das Demandas Sociais: A Construção da Profissão de Educador Social e a Pedagogia Social na Formação Docente do Ensino Superior. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 30, p. 74-91, 2 jun. 2017.