O Ensino De Filosofia No Contexto Curricular Catarinense

  • Celso João Carminati Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Letícia Meinert Lindner Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo discute o lugar da disciplina filosofia no ensino médio no contexto da proposta curricular catarinense e das políticas e diretrizes nacionais voltadas ao seu ensino. Partimos da premissa histórica do debate sobre ensinar filosofia ou a filosofar, levando em conta as discussões elaboradas por consagrados filósofos alemães, como Immanuel Kant e Georg Wilhelm Friedrich Hegel, para compreender e discutir o sentido que eles atribuem ao ensino da filosofia e suas consequentes ressonâncias nos debates atuais. Apresentaremos os dados gerais da pesquisa sobre a presença dessa disciplina em escolas públicas no ensino médio catarinense, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação, e discutiremos alguns aspectos relacionados à sua presença/ausência no currículo, a seus objetivos e metodologias do ensino, presentes nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina
Licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (1988), Mestre em Educação (1997) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003), com estágio Sandwich na Università degli Studi di Milano - Itália (2000-2001). Pós-Doutor pela Università degli Studi di Bergamo - Itália (2015), sob supervisão do Prof. Dr. Fulvio Cesare Manara e pela Universidade de Lisboa - Portugal (2016), sob supervisão do Prof. Dr. Pedro Calafate. Foi bolsista de Estágio Sênior no Exterior/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (Processo BEX 7115/14-8). É professor concursado (Associado VII) no Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Leciona no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado. Orienta dissertações e teses. Membro do Grupo de Pesquisa "Observatório de Práticas Escolares" - FAED/UDESC. Coordena e participa de projetos de pesquisa e tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em ensino de filosofia, ensino médio, instituições e ensino superior, filosofia e historiografia da educação, organização e gestão da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de filosofia, ensino médio, educação superior e formação de professores, gestão e políticas de educação. Membro pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa - Portugal. Desde 04/02/2017, atua como Diretor de Ensino de Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC.
Letícia Meinert Lindner, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e Pedagogia- Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). Concluiu o mestrado em 2013, no programa de pós-graduação em educação (PPGE-UFSC), linha de pesquisa Educação e Infância, orientada pela professora doutora Maria Isabel Batista Serrão. Possui especializacao em Gestalt Terapia pela Comunidade Gestaltica e pos graduacao em Psicopedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC. Atualmente atua como Psicologa Escolar em uma escola Montessoriana;

 

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Publicado
2016-11-10
Como Citar
CARMINATI, C.; LINDNER, L. O Ensino De Filosofia No Contexto Curricular Catarinense. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 21, p. 280-297, 10 nov. 2016.