Formação docente continuada na EJA: estratégias de ensino para estudantes com deficiência intelectual
Resumo
Este artigo apresenta os dados de uma proposta de formação docente continuada sob a perspectiva da Educação Inclusiva, aplicada em uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um município no Estado do Paraná. Desenvolveu-se por meio de uma pesquisa-ação, tendo como objetivo elaborar e implementar uma proposta de formação continuada para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da EJA, para o aprimoramento da prática pedagógica direcionada aos estudantes com deficiência intelectual. Os participantes da pesquisa foram dez professores de diferentes componentes curriculares. Fundamenta-se teoricamente em: Marins (2019), Prais e Vitaliano (2018), Vigotski (1997, 2021), e Zerbato (2018). Para a coleta dos dados foram utilizados: a) questionário aberto para identificação das concepções docentes sobre a deficiência intelectual; b) observação das aulas e; c) relato dos professores após participação na formação. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo e mostraram que a formação foi contributiva à prática dos professores, com os seguintes resultados: 1. alteração da concepção docente sobre a deficiência intelectual, de limitada e assistida, para possibilidades de participação e aprendizagem; 2. a metodologia da Tutoria por Pares contribui para a aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual na EJA; 3. destacaram-se como pontos positivos que a elaboração do plano de aula, de forma colaborativa, traz mais segurança ao trabalho docente, e formas mais acessíveis para disponibilizar e avaliar conteúdos, beneficiaram não apenas estudantes com deficiência intelectual, mas os demais estudantes da EJA.
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