Representações Sociais de Pais e Mães acerca das Punições e da Disciplina na Educação Familiar e Escolar

  • Rita de Cassia Souza Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo geral analisar as representações sociais de pais e mães de alunos/as do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de uma cidade de Minas Gerais, no que tange ao uso das punições e da disciplina na educação das crianças e do papel da escola no processo educativo. E, como objetivos específicos: identificar como os pais e mães investigados lidam com a questão da punição e da disciplinarização das crianças na escola e na família; identificar os procedimentos e técnicas utilizados na resolução de problemas disciplinares; verificar se há distinções nas representações dos pais e mães sobre a punição dos(as) filhos(as) e também em relação ao nível de escolaridade e, finalmente, se estariam de acordo com a aplicação de castigos físicos pelos familiares e por professores na escola. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário com dados sobre o perfil dos sujeitos e dos filhos e oito questões abertas e semiabertas sobre o tema em estudo. A pesquisa mostra que os pais e mães investigados têm opiniões contraditórias sobre o uso de castigos físicos. As contradições apresentadas pelos entrevistados são facilmente compreendidas quando se considera o amplo espectro de atitudes que podem ser classificadas como castigo físico, desde as mais comuns palmadas e chineladas até os espancamentos e a agressão que os pais citam como castigos físicos também. Ou seja, a maioria dos pais considera o castigo físico um importante recurso para mudar o comportamento dos filhos, mas não é favorável ao uso dos castigos quando eles causam danos visíveis às crianças.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Souza, Universidade Federal de Viçosa
possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, história da educação, escola nova e indisciplina escolar.

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Publicado
2016-12-19
Como Citar
SOUZA, R. DE C. Representações Sociais de Pais e Mães acerca das Punições e da Disciplina na Educação Familiar e Escolar. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 28, p. 189-210, 19 dez. 2016.