Desempenho do Aluno e Formação do Professor: um Exame da Relação a partir dos Resultados de um Estudo Longitudinal no Ensino Fundamental

  • José Albertino Carvalho Lordelo Universidade Federal da Bahia
  • Robinson Moreira Tenório Universidade Federal da Bahia
  • Silvia Maria Leite de Almeida Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo descreve os resultados de um estudo longitudinal, relacionando formação do professor e desempenho de alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, em Salvador, Bahia. Os alunos compuseram uma amostra probabilística nacional, com possibilidades de inferências locais. Foi aplicada uma avaliação diagnóstica no ingresso do aluno na escola e avaliações de final de ano, gerando medidas de desempenho cognitivo do estudante. Foram coletados dados de professores, de escola e de família dos alunos. Os resultados encontrados a partir das análises de correlação e múltiplas comparações indicam que não há significância real relevante dos aspectos relacionados com a formação do professor no desempenho dos alunos. As associações analisadas, ainda que apresentando significâncias estatísticas, não tiveram efeito explicativo. Esse achado converge com a literatura recente que sugere atenção às transações, às interações e aos processos que ocorrem no interior da escola.

Biografia do Autor

José Albertino Carvalho Lordelo, Universidade Federal da Bahia
Professor da UFBA, possui graduação pela mesma instituição, mestrado na USP (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2003). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA (2009-2013). Foi também coordenador da Linha de Políticas e Gestão da Educação, sendo membro do grupo de pesquisa em Avaliação Educacional. Coordenou um mestrado interinstitucional entre a UFBA e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. É membro do Conselho Editorial das revistas Praxis Educacional (Uesb) e de Organizações & Sociedade (Adm / Ufba). Foi coordenador da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e representante desta na Câmara Superior de Assessoramento da mesma Fundação. Foi membro da Comissão Própria de Avaliação da Ufba, participa do Comitê Local do Pibic, é vice-coordenador da Subárea de IC de Humanidades da UFBA e é consultor ad hoc das fundações de apoio à pesquisa dos estados do Maranhão e de Minas Gerais. É autor dos livros: 1) Estudos com estudantes egressos.2) Avaliação Educacional - desatando e reatando nós; 3) Formação pela Pesquisa - desafios pedagógicos, epistemológicos e políticos; 4) Educação Básica: contribuições da pós-graduação e da pesquisa. Tem vários artigos e capítulos publicados no campo de Políticas, Gestão e Avaliação da Educação.
Robinson Moreira Tenório, Universidade Federal da Bahia
Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1989), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1996), com pós-doutorado em Filosofia e História das Ciências pela Universidade de Paris 7 (1999-2000). Robinson M. Tenório é professor associado da Faculdade de Educação e Coordenador da Linha de Pesquisa em Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Avaliação (GA) da Faced/UFBA, e é também professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da UFBA e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino Filosofia e Historia das Ciências da UFBA. Publicou diversos artigos e capítulos de livros, além de ter publicado diversos livros e coletâneas, como Aprendendo pelas Raízes (Edufba), Cérebros e Computadores (Escrituras), Avaliação e Sociedade (Edufba), A Razão e o Tempo (Edufba), Pós-Graduação e Pesquisa (Edufba), Computadores de Papel (Cortez), Contribuições para a Educação Básica (Edufba), Atividades em Geometria (Moderna), Avaliação e Gestão (Edufba), Capacitação Docente e Responsabilidade Social (Edufba), Indicadores da Educação Básica: avaliação para uma gestão sustentável (Edufba), Avaliação e Decisão: teorias, modelos e usos (Edufba), Educação como fundamento da sustentabilidade (Edufba), Educação Básica na Bahia (Edufba).
Silvia Maria Leite de Almeida, Universidade Federal da Bahia
Realizou Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1990). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia - UFBA, lecionando as disciplina Organização da Educação Brasileira e Educação Profissional. Entre o período de 1994 a 2011 foi professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuou no Mestrado de Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional, coordenou a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários - INCUBA UNEB/UNITRABALHO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Organização da Educação Brasileira, História da Educação e Política da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas para a Educação; Educação Profissional; História da Educação; História da Educação Superior no Brasil; Formação do trabalhador e Economia Solidária.

Referências

ALVES, M. T. G; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil. In:
BROOKE, N; SOARES, J.F (Orgs). Pesquisa em eficácia escolar: Origens e
trajetória. Belo Horizone: Editora UFMG, 2008.
BRASIL. Lei n 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02/05/2014.
BRAY, C. T; LEONARDO, N. S. T. As queixas escolares na compreensão de
educadoras de escolas públicas e privadas. Psicologia Escolar e Educacional,
15 (2), 251-261, 2011.
BROOKE, N; BONAMINO, A (Orgs). GERES 2005: razões e resultados de
uma pesquisa longitudinal sobre a eficácia escolar. Rio de Janeiro: Walprint
Gráfica e Editora, 2011.
CASTRO, R. F. Eficácia e equidade em escolas públicas da Bahia. Salvador,
2008. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em
Educação, Universidade Federal da Bahia.
CASTRO, R. F. Fatores associados ao desempenho escolar na 4ª série do
ensino fundamental. In: LORDELO, J.A.C; DAZZANI, M.V. (Orgs). Avaliação
Educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009.
CHAIA. H. H. N. O desempenho em matemática de alunos dos anos iniciais
do ensino fundamental no projeto Geres: os efeitos da avaliação sobre a
prática docente na escola. Campo Grande, 2010. Dissertação (Mestrado em
Educação). Universidade Católica Dom Bosco.
COLEMAN J. S. Desempenho nas escolas públicas: Relatório resumido:
Igualdade de Oportunidades Educacionais. Washington, DC: US: Government
Pritting Office, 1966.
FRANCO, C; BROOKE, N; ALVES, F. Estudo longitudinal sobre qualidade e
equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005. Ensaio: avaliação e
políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 625-638, out./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n61/v16n61a08.
pdf. Acesso em: 25/06/2013.
LOUREIRO, L. M. A.; GAMEIRO, M. G. H. Interpretação crítica dos resultados
estatísticos: para lá da significância estatística. Revista de Enfermagem
Referência, n. 3, mar., 2011. Disponível em: pt/pdf/ref/v3n3/v3n3a16.pdf>. Acesso em: 21/09/2013.
MADAUS, G.F; AIRASIAN, P.W; KELLAGHAN, T. Insumos escolares, processos
e recursos. In: BROOKE, N; SOARES, J.F (Orgs). Pesquisa em eficácia escolar:
Origens e trajetória. Belo Horizone: Editora UFMG, 2008.
BRASIL. MEC. CNE. Resolução CNE/CEB n. 01, DE 15/05/2006. Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em:
02/05/2014.
PEREIRA, M. L. I. E. M. Projeto Prisma: uma alternativa de trabalho com
crianças com queixa escolar. São Paulo, 2004. Dissertação (Mestrado em
Educação), Universidade de São Paulo.
TORRECILLA, F.J.M. Um panorama da pesquisa ibero-americana sobre
eficácia escolar. In: BROOKE, N; SOARES, J.F (Orgs). Pesquisa em eficácia
escolar: Origens e trajetória. Belo Horizone: Editora UFMG, 2008.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
LORDELO, J. A.; TENÓRIO, R.; DE ALMEIDA, S. M. Desempenho do Aluno e Formação do Professor: um Exame da Relação a partir dos Resultados de um Estudo Longitudinal no Ensino Fundamental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 28, p. 131-150, 19 dez. 2016.