A Habilidade Empática do Professor na Dinamização da sua Prática Pedagógica

  • Letícia Pontes Universidade Federal do Paraná
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

A empatia é compreendida como um construto multidimensional que inclui três componentes: um cognitivo, um afetivo e um comportamental. Tem sido considerado um atributo necessário aos profissionais de ajuda, entre os quais consideramos todos aqueles envolvidos com a assistência à saúde e a processos de aprendizado. A discussão proposta neste estudo de abordagem qualitativa é analisar se professores que formam profissionais de saúde de uma universidade pública, vistos pelos alunos como facilitadores do aprendizado apresentam habilidade empática. Compreender, ainda, se o uso da empatia, no trajeto pedagógico é uma tática utilizada pelos professores como instrumento teórico-metodológico facilitador do processo de aprender. Foram obtidos dados de vinte e quatro alunos, sendo dezesseis por meio de entrevista semiestruturada e oito por meio de questionário eletrônico com posterior análise do conteúdo temático. Os resultados apresentados neste artigo apontaram que as características da professora considerada pelos alunos como facilitadora do aprendizado, compõem os elementos essenciais para a empatia e se fazem presentes nos componentes cognitivo, afetivo e comportamental, necessários para a empatia. Isso sugere que o professor ao transmitir ou expressar “empatia” em relação a seus alunos configura-se em atributo que facilita o aprendizado, assim como a necessidade da inclusão de conteúdos na formação de professores com objetivo de desenvolver ou aprimorar a habilidade empática.

Biografia do Autor

Letícia Pontes, Universidade Federal do Paraná
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e professor da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em transplante de medula óssea, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante medula óssea, enfermagem, aprendizado, empatia e professor.
Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso
Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1986), Especialização em Fundamentação Filosófica da Educação Física (1986); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1993); Especialização em Ciências do Jogo pela Université de Paris-Nord, Villetaneuse/Paris, França (1999); Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil (2001). Pós-doutoramento em sócio-antropologia da educacão pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar infantil, pesquisa em educação, formação de professores, estudos da corporeidade, com destaque na etologia humana, movimento, violência e em especial aos aspectos da ludicidade como as brincadeiras infantis, a ludicidade escolar, a alegria, o lazer e o ócio.

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Publicado
2017-05-19
Como Citar
PONTES, L.; GOMES, C. A Habilidade Empática do Professor na Dinamização da sua Prática Pedagógica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 175-193, 19 maio 2017.