A formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física

  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto Universidade Federal da Bahia
  • Márcia Morschbacher Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo relata investigação sobre a formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física. Pergunta-se: quais são os conhecimentos necessários para a formação de professores de Educação Física para o trabalho científico com consistente base teórica e qual a melhor forma para garantir a assimilação destes conhecimentos? Concluímos que a formação para o trabalho científico demanda o trato com o conhecimento clássico acerca das teorias que vêm sendo desenvolvidas pela humanidade sobre a possibilidade do conhecimento e o critério de verdade, acompanhando este movimento no processo histórico de desenvolvimento do conjunto de teorias do conhecimento que configuram o positivismo, a fenomenologia e o marxismo e seus correspondentes métodos e técnicas de pesquisa, dando atenção especial à expressão destas teorias do conhecimento na Educação Física.

Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Universidade Federal da Bahia
Pós-Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade de Lisboa. Doutora em Filosofia e História da Educação (2007) pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em Educação Física (1996) pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Professora Adjunto 3 da Universidade Federal da Bahia (2011- ). Atuou no Programas de Pós-Graduação "Mestrado Associado em Educação Física UEM/UEL" (2008-2013). Atua no "Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA" (2011- ), linha Teoria Marxista, Pedaogia Socialista, Educação Física e Esportes. Orientadora de Mestrado e Doutorado. Pesquisa a contribuição da Concepção Materialista e Dialética da História para a prática pedagógica, a formação de professores, a produção do conhecimento e as políticas educacionais. Atuou como pesquisadora nos projetos (a) do Diagnóstico Nacional do Esporte; (b) Epistefe Nordeste; É membro do Grupo HISTEDBR e líder do Grupo Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação. Editora da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate.
Márcia Morschbacher, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação (CE/UFSM). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com período de Doutorado-Sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Educação com Concentração em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste - SC e Licenciada em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste - SC. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL/FACED/UFBA. É membro do Comitê Científico do GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Temas principais: trabalho científico; trabalho pedagógico; formação de professores de Educação Física; Educação Física Escolar; abordagens pedagógicas/metodologias da Educação Física.
Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e, Pós--Doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha, (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia, ex-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE (Gestões 1987-1989 e 1989-1991). Ex-secretária Geral do ANDES-SN (Gestão 2002-2004). Ex-diretora da Faculdade de Educação da UFBA (Gestão 2008-2012). Pesquisadora de Produtividade da UFBA. Tem experiência na área de Ciências do Esporte, com atuação nas problemáticas significativas, a saber: formação de professores, produção do conhecimento cientifico, políticas públicas e trabalho pedagógico. A ênfase na Educação Física e Esporte é atuando principalmente nas seguintes áreas: Ciências da Saúde com ênfase nas bases e fundamentos da Educação Física e Esporte e, nas Áreas de Ciências Humanas com ênfase nos temas Trabalho Pedagógicas, Formação de Professores, Produção do Conhecimento, Políticas Públicas de Educação Física e Esporte. A ênfase na Educação é com Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

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Publicado
2017-05-19
Como Citar
PEIXOTO, E. M.; MORSCHBACHER, M.; TAFFAREL, C. N. A formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 36-67, 19 maio 2017.