Valorização da carreira docente e impactos no trabalho pedagógico: desempenho, incentivos e promoções

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a valorização da carreira docente e seus impactos no trabalho pedagógico, considerando incentivos e promoções ao professorado. Sua relevância consiste em trazer à luz da discussão a temática das precárias condições de trabalho e salários que não condizem com a formação docente, se comparados a outros segmentos profissionais e que, no imaginário social, parece ser antiético se falar. São apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada ao longo do Mestrado em Letras, pela UEMASUL, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com o seguinte número do CAAE: 56529422.9.0000.5554. Os principais pressupostos teóricos que fundamentam as análises e interpretações são de Alves e Pinto (2011), Gatti e Barreto (2009), Schmitt, Vieira e Martins (2018), Silva (2012). A metodologia consiste em uma investigação qualitativa, exploratória, analítico-interpretativa, a partir do cruzamento dos dados obtidos em observação no campo de investigação original, em questionário online, comparados a resultados de outros estudos aqui elencados. Percebeu-se que existem poucas investigações a respeito do tema e os principais resultados demonstram que parte expressiva dos colaboradores se encontra insatisfeita em relação às longas jornadas de trabalho e dobra de turno, bem como à necessidade de se ocupar com outras atividades remunerativas, o que parece prejudicar o trabalho docente.

 

Biografia do Autor

Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA). E-mail: dayanepereirabr@gmail.com.

Maria da Guia Taveiro Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino. É Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). E-mail: maria.silva@uemasul.edu.br.

Gilberto Freire de Santana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na linha de pesquisa Literatura, Diálogos e Saberes. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É Doutor em Letras, Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: gilbertosantana@uemasul.edu.br.

Publicado
2022-12-12
Como Citar
PEREIRA BARROSO DE CARVALHO, D.; TAVEIRO SILVA, M. DA G.; FREIRE DE SANTANA, G. Valorização da carreira docente e impactos no trabalho pedagógico: desempenho, incentivos e promoções. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 47, p. 180-196, 12 dez. 2022.