A representação das minorias sociais em narrativas cinematográficas:

uma análise a partir da perspectiva de Appadurai

  • Camila Escudero Universidade Metodista de São Paulo
  • Adriana Gonçalves Saraiva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar como se dão as representações das minorias sociais em filmes que envolvem a temática de grupos minoritários produzidos por Estados Unidos e Inglaterra e que colocam povos indígenas, mulheres, negros, LGBTs e imigrantes no centro da narrativa. A base teórica é o conceito Arjurn Appadurai (2009) de minorias, com a complementação de pontos da teoria da representação, de Serge Moscovici (2003; 2009). A técnica de pesquisa utilizada foi a Análise de Conteúdo. Como principais resultados, destacamos que as produções cinematográficas analisadas trazem representações construídas a partir de conceitos etnocêntricos reducionistas e universalismos estreitos que corroboram com uma visão enraizada nas ideias de estado-nação e soberania nacional.

Biografia do Autor

Camila Escudero, Universidade Metodista de São Paulo
Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ (2017). Realizou Doutorado-Sanduíche na University of Illinois - Chicago (UIC), no Latin American and Latin Studies Program, com bolsa FAPERJ (2015-2016). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de S.Paulo (2007), com bolsa CAPES. Pós-graduada em Língua Portuguesa (2011) e Jornalismo Internacional (2002) pela PUC-SP. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de S.Paulo (1999). Tem experiência no mercado de Comunicação (impresso e online) e em docência e orientação de pesquisas acadêmicas na ECO-UFRJ, Universidade Metodista, UNIFAI e Uniban. Foi membro do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) da Biblioteca Nacional, edição 2013-2014 e pesquisadora júnior do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Internacional de Macau, edição 2017. Atualmente, é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e docente do curso de Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Além disso, participa do Grupo de Pesquisa Diaspotics e da Comunidade Emergente de Comunicação COMUNI.
Adriana Gonçalves Saraiva
Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assessora de imprensa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístia - IBGE.
Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos Livres