No caminho das amazonas: notas sobre migração e perambulação de personagens femininos em Iracema, uma transa amazônica e Bye bye Brasil

  • Marcelo Carvalho
Palavras-chave: Migração, Perambulação, Personagens Femininos, Cinema Brasileiro, Não Lugar.

Resumo

O objetivo deste trabalho é pensar os deslocamentos espaciais e os processos de subjetivação de alguns personagens femininos em dois filmes brasileiros – Iracema, uma transa amazônica (1975), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, e Bye bye Brasil (1980), de Carlos Diegues –, tendo em vista serem ambos paradigmáticos quanto ao tema da migração no âmbito da rodovia Transamazônica. Concluímos que Iracema, Salomé e Dasdô, personagens desses filmes, adotam formas variadas de perambulação (extensiva e intensiva) dentro dos contextos migratórios nos quais se inserem. Como suporte teórico, baseamo-nos principalmente no conceito de nomadismo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e de não lugar, de Marc Augé.

Biografia do Autor

Marcelo Carvalho
outor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ, com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle–Paris 3 sob orientação do profº Philippe Dubois. Especialista em Arte e Filosofia pela PUC-Rio e em Comunicação para o Terceiro Setor pela Ucam-Rio. Bacharel em Cinema e em Jornalismo pela UFF. Tem textos publicados, entre outros, nos livros: Cinema/Deleuze e Les citoyens de la planète face à l'explosion des outils de communication. Co-diretor e co-roteirista do filme de média-metragem Chão de Estrelas. Tem artigos publicados em diversas revistas científicas de Comunicação.
Publicado
2017-06-21